domingo, 1 de dezembro de 2013

1º Seminário do GPLV debateu projetos sobre a obra de Luiz Vilela

Luciene, Eunice, Rauer, Pauliane e Karina, em registro após o 1º Seminário do GPLV, em 30 de novembro de 2013

Aconteceu neste sábado, dia 30 de novembro, nas dependências do PPG-Letras da UFMS, no Câmpus de Três Lagoas, o 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela. Na ocasião, foram debatidas as súmulas de três anteprojetos: um de mestrado, um de doutorado e um de pósdoutorado. Os arguidores foram os professores MSc. Luciene Lemos de Campos, e Drs. Kelcilene Grácia-Rodrigues e José Batista de Sales.

O primeiro debate foi da proposta da mestranda do PROFLETRAS Karina Torres Machado, "Alternativas metodológicas: uma análise de práticas de ensino por meio da obra de Luiz Vilela", arguido por Luciene e Sales, no primeiro momento, e na sequência por Kelcilene e outras pessoas presentes na plateia.

Em seguida, os professores Kelcilene e Sales debateram a súmula do anteprojeto "Uma biografia literária de Luiz Vilela", em elaboração pela MSc. Pauliane Amaral, com intervenções posteriores da plateia e da profa. Luciene.

Por fim, foi debatido o anteprojeto da Dra. Eunice Prudenciano de Souza, "A metacrítica da fortuna crítica de Luiz Vilela", com arguições dos profs. Sales e Kelcilene,  e indagações pela profa. Luciene e pela mestranda Anna Fioravante, integrande do GPLV, e também com participação de outros dos acadêmicos presentes.

Para o prof. Rauer, líder do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, este 1º Seminário do GPLV foi muito produtivo, com debates substanciosos e de muita valia não só para os projetos avaliados, mas também para os projetos dos demais pósgraduandos que estiveram no evento: "O modelo de Seminário de projetos, a exemplo de outros encontros em que debatemos estudos em andamento ou concluídos, nos têm permitido ampliar e verticalizar as atividades do GPLV", afirmou o professor.

O Grupo de Pesquisa Luiz Vilela finaliza esta nota agradecendo aos acadêmicos que participaram do encontro, aos pesquisadores do GPLV que colocaram seus anteprojetos em debate e, em especial, aos debatedores, profs. Sales, Luciene e Kelcilene, que qualificaram a discussão com sua experiência, discernindo caminhos seguros para que os projetos se viabilizem e antecipando problemas e questões que podem dificultar a trajetória ou mesmo inviabilizar as pesquisas projetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário