sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

UFMS DE TRÊS LAGOAS CONQUISTA O DOUTORADO EM LETRAS

A CAPES divulgou na quarta-feira, 18 de dezembro de 2013, a aprovação do pedido de Doutorado feito pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS do Câmpus de Três Lagoas, que oferece o Curso de Mestrado em Letras (Áreas de Concentração em Estudos Linguísticos e em Estudos Literários). A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é o órgão do governo federal que traça as diretrizes para a pós-graduação brasileira. Confira o resultado do pedido em 
O PPG-Letras destacou-se nos últimos quatros anos, tanto no âmbito da UFMS quanto no concerto nacional da área de Letras & Linguística, ao reformular procedimentos, adequar o quadro docente, implantar filosofia de seguir ao pé da letra os princípios acadêmicos determinados pela CAPES e implantar administração transparente e com decisões colegiadas. Eis algumas das conquistas do Programa nos últimos quatro anos:
1. Implantou um Doutorado Interinstitucional com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Dinter UFMS/UPM), obtendo recursos da ordem de seiscentos mil reais para capacitar professores da UFMS e de outros órgãos federais de Mato Grosso do Sul.
2. Implantou o Curso de Mestrado Profissional em Letras, participando da primeira turma do PROFLETRAS em rede nacional, preenchendo todas as vagas oferecidas e com bolsa de mestrado para todos os acadêmicos.
3. Realizou em Três Lagoas diversos encontros regionais com pesquisadores da região do Centro-Oeste, como o II Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Letras do Centro-Oeste e o IV Simpósio da Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (Rede CO3), eventos financiados pela CAPES.
4. Realizou em Três Lagoas eventos de cunho internacional, seja com palestras de convidados de universidades do exterior, como, entre outros, a Profa. Vera Lúcia de Oliveira Maccherani (Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi di Perugia), Brita Morisse Pimentel (tradutora da poesia de Manoel de Barros na Alemanha), Profa. María Eugenia Flores Trevino e Prof. Jose Javier Villareal (Universidad Autonoma de Nuevo Leon – UANL, México), Prof. John Lachan Mackenzie (Vrije Universiteit/ILTEC) e Prof. Carlos da Costa Assunção (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD), seja com encontros como o I Simpósio Internacional de Linguística Funcional (SILF).
5. Conquistou o estrato superior de periódicos para a revista Guavira Letras, que subiu para o conceito B2.
6. Conquistou nota 4 para o Curso de Mestrado, em avaliação divulgada pela CAPES no início deste mês.
Para a professora Kelcilene Grácia-Rodrigues, que foi Coordenadora do PPG-Letras de 2010 a 2013, nenhuma dessas realizações e conquistas, entre muitas outras, teria sido possível sem o trabalho de equipe que foi desenvolvido, com o apoio da direção do Câmpus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Reitoria:
“Ao nos direcionarmos todos, professores do programa, integrantes do colegiado e administração da universidade, para o objetivo do crescimento do PPG-Letras, conquistamos juntos as metas que juntos estabelecemos. Para o pedido do Doutorado, constituímos Comissão, presidida pelo Professor Rauer Ribeiro Rodrigues e integrada pelos professores José Batista de Sales, Edson Rosa e por mim, e trabalhamos de modo incansável para atender a todos os muitos, minuciosos e exigentes tópicos da proposta, conforme exige a CAPES.”
Para o Professor Rauer Ribeiro Rodrigues, coordenador do GPLV - Grupo de Pesquisa Luiz Vilela e presidente da Comissão que elaborou o projeto do doutorado e sua solicitação junto à CAPES, além do trabalho em equipe, a Comissão que elaborou a Proposta de Doutorado do PPG-Letras da UFFMS de Três Lagoas soube conciliar o sonho de muitas gerações de professores de Letras da UFMS com o momento atual da instituição e da pós-graduação no Brasil. Para Rauer, no entanto, a euforia da conquista, “que é justa”, ele ressalta, “não vai nos ofuscar para o muito trabalho e árduo caminho que ainda temos de trilhar não só para consolidar a pós-graduação na área de Letras na UFMS, mas para torná-la uma referência nacional pelas pesquisas que realiza, pelas muitas publicações em periódicos qualificados por parte de seus docentes e, em especial, pela qualidade dos profissionais que forma”.

"Por fim", concluiu o professor Rauer, "é preciso enviar um agradecimento a todos os professores que já atuaram no PPG-Letras, assim como nossos colegas no atual momento, a Direção do Câmpus, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Reitoria. A participação de todos foi imprescindível para que conquistássemos o Doutorado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário