quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vilela lança livros no Sempre um Papo

Sempre Um Papo com Luiz Vilela

11/09/2014 às 14h15 - http://www.bheventos.com.br/noticia/09-11-2014-sempre-um-papo-com-luiz-vilela#.VCW9wWddWIU
Aa
Luiz Vilela, um dos mais importantes prosadores brasileiros, é o convidado do Sempre um Papo para o debate e o lançamento dos livros “A Feijoada e Outros Contos” (Sesi-SP ?Editora) e “Você Verá” (Record). O evento ocorre no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na Biblioteca Luiz de Bessa, com entrada gratuita.

“Feijoada e Outros Contos” - Tendo como pano de fundo a condição humana, e escritos num estilo direto e pleno de diálogos, os 13 contos reunidos na obra dão ao leitor uma compreensão melhor da fragilidade do indivíduo, da dificuldade das relações sociais, dos desafios do mundo e do sentido da vida.

 “Você Verá” traz 11 contos, escritos por Luiz Vilela nos últimos dez anos. Na obra, o leitor encontrará nas linhas simples, a melancolia dos momentos fugazes. Com o estilo enxuto, o autor aborda, nos onze contos que compõem o livro, a dificuldade de comunicação da humanidade e acentua a ideia de que vivemos em um mundo cada vez mais reflexivo.

No conto “Era Aqui”, um jovem retorna à sua cidade natal e relata à namorada as alegrias das antigas peladas num campinho improvisado, que fora destruído pelo prefeito da cidade para uma obra que jamais se concretizou. Num misto de alegria e angústia, o rapaz cultiva as memórias de um tempo que julga melhor e que não voltará mais.

Já no conto “Mataram o Rapaz do Posto”, uma narrativa que se insinua trágica ganha rumos inesperados. Após ouvir um disparo na rua, um senhor sai ao portão para conferir o que se passa e encontra o vizinho Tião, que lhe relata às pressas o crime que acabara de ocorrer. Mas os diálogos desencontrados acabam criando uma situação cômica, resultado da incomunicabilidade entre suas falas.

Luiz Vilela é formado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Contista, romancista e novelista, Vilela nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, em 31 de dezembro de 1942. Começou a escrever aos 13 anos e aos? 14, publicou pela primeira vez um conto, num dos jornais da cidade, o Correio do Pontal. Aos 21 criou, com outros jovens escritores mineiros, em B?H, ?a revista de contos “Estória” e o jornal literário de vanguarda “Texto”. Em 1967, aos 24 anos, estreou na literatura brasileira com o livro, de contos, “Tremor de Terra”, e com ele ganhou, em Brasília, o Prêmio Nacional de Ficção, concorrendo com 250 escritores, entre os quais vários já consagrados. Vilela ganhou também, em 1973, com “O Fim de Tudo”, o Prêmio Jabuti de melhor livro de contos, e em 2012, com o romance “Perdição”, o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil. ?Com o livro de contos “Você Verá”, recebeu, da Academia Brasileira de Letras, o prêmio ABL de Ficção, concedido ao melhor livro de ficção publicado no Brasil, em 2013. 

Foi redator e repórter do Jornal da Tarde, de São Paulo. Viveu algum tempo nos Estados Unidos, em Iowa City, Iowa, como convidado do International Writing Program, e depois na Espanha, em Barcelona. De volta ao Brasil, comprou um sítio, onde passou a criar vacas leiteiras. Atualmente, reside em sua cidade natal, dedicando todo o seu tempo à literatura. Adaptado para o teatro, o cinema e a televisão, e traduzido para várias línguas, Luiz Vilela publicou até agora, além de mais de uma dúzia de antologias de seus contos, 15 livros, todos de ficção: os romances “Os Novos”, “O Inferno é Aqui Mesmo”, “Entre Amigos”, “Graça e Perdição”, as novelas “O Choro no Travesseiro”, “Te Amo Sobre Todas as Coisas” e “Bóris e Dóris”, e as coletâneas de contos “Tremor de Terra”, “No Bar”, “Tarde da Noite”, “O Fim de Tudo”, “Lindas Pernas”, “A Cabeça” e “Você Verá”. Seu próximo livro, a sair em 2015, é a novela “O Filho de Machado de Assis”.

Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Para mais informações sobre o evento clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário