domingo, 14 de setembro de 2014

Estudos sobre Luiz Vilela no Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste


Estudos sobre Luiz Vilela marcam presença no II Encontro de Grupos de Pesquisa em Letras e Linguística do Centro-Oeste, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2014, no Câmpus I da UFMS de Três Lagoas. O evento integra ações regionais, tais como as da Rede CO3(Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas), e tem como base o reconhecimento da necessidade de colaboração interinstitucional entre PPGs do Centro-Oeste, tendo em vista a existência de assimetrias regionais na produção e circulação de conhecimentos em Letras e Linguística, quando consideradas as áreas de concentração, linhas e grupos de pesquisa dos PPGs envolvidos.

No dia 17, Lucas Fernando Gonçalves apresenta a comunicação O CONFLITO EXISTENCIAL NA OBRA GRAÇA: VERGONHA E RECONHECIMENTO DO OUTRO. No dia 18, Ângela Nubiato Lopes faz comunicação sobre DOIS CONTOS DE LUIZ VILELA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO, Luciene Lemos de Campos e Rauer Ribeiro Rodrigues apresentam A ANDORINHA E O TUIM: LEITURA COMPARADA DE UM CONTO DE LUIZ VILELA DIANTE DE UMA CRÔNICA DE RUBEM BRAGA e Pauliane Amaral fala sobre DIALOGISMO E EVASÃO EM CONTOS DE LUIZ VILELA. Em mesa redonda da mesma tarde do dia 18, os Profs. Drs. Rauer Ribeiro Rodrigues e Eunice Prudenciano de Souza falam sobre o GPLV.

Seguem, abaixo, os resumos, ensalamento e horários das comunicações e da mesa redonda:

COMUNICAÇÃO XV – FICÇÃO CONTEMPORÂNEA I
17/09 – Horário: 18h30 – 20h
Local – Sala do 3º ano de Letras

O CONFLITO EXISTENCIAL NA OBRA GRAÇA:
VERGONHA E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Lucas Fernando Gonçalves (Mestre/UFMS)

RESUMO: Este trabalho tem como corpus o romance Graça, de Luiz Vilela, à luz do conceito de vergonha que decorre de Sartre em sua filosofia existencialista. O método é bibliográfico, com fundamentação teórica sustentada em diálogo com a fortuna crítica do escritor Vilela. Nosso objetivo é demonstrar as características filosóficas contidas na literatura de Vilela. Sendo que no romance se evidencia o problema do olhar sartreano como forma de ruptura do pensar solipsista de Descartes, como no caso da empregada surda-muda que Graça faz ser demitida por Epifânio. Graça inicia num dado momento uma conversa com Epifânio, dizendo que ela está sem ocupação durante o dia e que se sente entediada com isso. Ela então sugere ser ajudante da casa do seu amante enquanto ele trabalha no cartório. Mas Epifânio lembra a ela de que não precisa de sua ajuda nos afazeres domésticos, pois sua empregada Bastiana já realiza tal trabalho. Graça insiste na ideia e afirma a importância de demitir a empregada Bastiana, pois, em sua opinião, ela e Epifânio ficariam mais à vontade nas relações sexuais e em seus diálogos. O protagonista-narrador alerta de que não precisam se livrar de Bastiana para serem mais livres em sua intimidade de casal, tendo em vista que a empregada é surda-muda. O real drama da Graça para com a presença de Bastiana é devido ao clima de vergonha que sente próximo dela. Concluímos que a obra contém características concernentes aos conceitos filosóficos do pensamento existencialista de Sartre, forjando uma cosmovisão que alia a liberdade individualista ao drama do conflito da vergonha do olhar alheio. Deste modo, a relevância do estudo se dá pela abertura de pensamento que a literatura de Vilela é capaz de nos proporcionar.


COMUNICAÇÃO XX – FICÇÃO CONTEMPORÂNEA II
18/09 – Horário : 13h30 – 15h
Local – Sala do 1º ano de Letras
DOIS CONTOS DE LUIZ VILELA NO ENSINO 
FUNDAMENTAL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Ângela Nubiato Lopes (PG-UFMS)

RESUMO: Interpretar um texto é um passo importante quando um aluno entra em contato com a literatura, já que esta não exige somente a leitura do que está explícito no texto, mas necessita também a apreensão do que está nas "entrelinhas" ou da informação não visual. Os parâmetros curriculares nacionais prevêem a interpretação como fonte de uma boa leitura. Um dos gêneros literários, o conto, tem-se mostrado uma ferramenta importante para que os alunos tenham contato com mundo literário. Nesse contexto, destaca-se Luiz Vilela, um autor que por meio de seus contos organizados com linguagem simples, explicita muitos sentimentos e situações partilhados por crianças e adolescentes aproximando-se do contexto dessas vivências. Um autor que para ser lido necessita uma aguçada capacidade interpretativa para que seus textos possam ser absorvidos integralmente. O objetivo desse trabalho é introduzir dois contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental utilizando uma proposta de aplicação do método científico do livro Formação do Leitor: alternativas metodológicas (1993), de Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, adaptando o método ao contexto da escola e dos alunos participantes da pesquisa.


A ANDORINHA E O TUIM: LEITURA COMPARADA DE UM CONTO DE LUIZ
 VILELA DIANTE DE UMA CRÔNICA DE RUBEM BRAGA
Luciene Lemos de Campos (SED-MS)/Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)

RESUMO: O contista Luiz Vilela, certa ocasião, afirmou ter em Rubem Braga um dos autores cuja obra lhe serviu de parâmetro para definir sua linguagem narrativa. Mais que elementos de construção da linguagem, a nosso ver, algumas narrativas de Vilela empreendem diálogo intertextual com determinadas crônicas de Braga. Neste estudo, em procedimento comparativo, lemos o conto "Andorinha", de Luiz Vilela, e a crônica "História triste de um tuim", de Rubem Braga, e verificamos similaridades entre as duas narrativas, assim como a especificidade que constitui a cosmovisão de cada um. Desse modo, pretendemos evidenciar que Rubem Braga e Luiz Vilela escolhem, no âmbito da literatura brasileira, uma mesma família literária como locus criativo. Para tanto, além das narrativas mencionadas, valemo-nos também de menções a outros contos de Luiz Vilela e a outras crônicas de Rubem Braga.


COMUNICAÇÃO XXI – FICÇÃO CONTEMPORÂNEA III
18/09 – Horário: 13h30 – 15h
 Local – Sala do 2º ano de Letras

DIALOGISMO E EVASÃO EM CONTOS DE LUIZ VILELA
Pauliane Amaral (PG-UFMS/CPT)
          
RESUMO: Esse trabalho mostra as diferentes abordagens que o tema da evasão, topos romântico, que reflete ideais utópicos e desejo de escapismo, recebe nos contos de "Vazio", de Tremor de Terra (1967), "As neves de outrora", de O fim de tudo (1973) e "Era aqui", de Você verá (2013). Nossa análise, seguindo a proposta de Ricardo Piglia, se desenvolve a partir do apontamento da primeira e da segunda história, indicando que em Luiz Vilela o caráter duplo dos contos que tratam do desejo de evasão se estrutura em oposições dialógicas de ordem espacial, temporal e entre as personagens dessas narrativas. 


Mesa redonda: Estudos Ficcionais 
 18/09  – Horário: 19h  – 20:30h
Local   Anfiteatro Campus I

GPLV - BREVE HISTÓRICO
                                                                                  Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)

GPLV – Um percurso de fomento à pesquisa
Eunice Prudenciano de Souza (UFMS)

Resumo: O GPLV – Grupo de Pesquisa Luiz Vilela – é vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas, e existe desde 2011, reunindo pesquisadores e estudiosos da obra do escritor mineiro, dentre eles, autores de dissertações, teses e artigos sobre o ficcionista. Com o intuito de estabelecer contato com os interessados em debater e divulgar a obra de Luiz Vilela, foi criado um blog, gpluizvilela.blogspot.com. No momento, o Blog conta com 56780 visualizações. Lá podem ser encontradas informações como biografia e entrevistas de Luiz Vilela, Fortuna Crítica sobre o escritor, agenda das reuniões do GPLV, entre outras. O 2º Seminário de Pesquisa do GPLV, realizado no dia 30 de agosto de 2014, demonstra que o grupo vem conseguindo construir uma trajetória sólida de fomento à pesquisa.

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