segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sempre um Papo: Vilela faz lançamento nesta 4a., em BH



Luiz Vilela


Luiz Vilela, um dos mais importantes prosadores brasileiros, é o convidado do Sempre um Papo para o debate e o lançamento dos livros A Feijoada e Outros Contos (Sesi-SP ​Editora) e Você Verá (Record). O evento ocorre na quarta-feira (24/9), às 19h30, na Biblioteca Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, com entrada gratuita. 

Tendo como pano de fundo a condição humana, e escritos num estilo direto e pleno de diálogos, os 13 contos reunidos na obra A Feijoada e Outros Contos dão ao leitor uma compreensão melhor da fragilidade do indivíduo, da dificuldade das relações sociais, dos desafios do mundo e do sentido da vida.  

Já o livro Você Verá traz 11 contos, escritos por Luiz Vilela nos últimos dez anos. Na obra, o leitor encontrará nas linhas simples, a melancolia dos momentos fugazes. Com o estilo enxuto, o autor aborda, nos onze contos que compõem o livro, a dificuldade de comunicação da humanidade e acentua a ideia de que vivemos em um mundo cada vez mais reflexivo. 

Luiz Vilela é formado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Contista, romancista e novelista, Vilela nasceu em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, em 31 de dezembro de 1942. Começou a escrever aos 13 anos e aos​ 14, publicou pela primeira vez um conto, num dos jornais da cidade, o Correio do Pontal. Aos 21 criou, com outros jovens escritores mineiros, em B​H, ​a revista de contos “Estória” e o jornal literário de vanguarda “Texto”.

Em 1967, aos 24 anos, estreou na literatura brasileira com o livro, de contos Tremor de Terra, e com ele ganhou, em Brasília, o Prêmio Nacional de Ficção, concorrendo com 250 escritores, entre os quais vários já consagrados.

 Vilela ganhou também, em 1973, com O Fim de Tudo, o Prêmio Jabuti de melhor livro de contos, e em 2012, com o romance Perdição, o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil. ​Com o livro de contos Você Verá, recebeu, da Academia Brasileira de Letras, o prêmio ABL de Ficção, concedido ao melhor livro de ficção publicado no Brasil, em 2013.  

Foi redator e repórter do "Jornal da Tarde", de São Paulo. Viveu algum tempo nos Estados Unidos, em Iowa City, Iowa, como convidado do International Writing Program, e depois na Espanha, em Barcelona. De volta ao Brasil, comprou um sítio, onde passou a criar vacas leiteiras. Atualmente, reside em sua cidade natal, dedicando todo o seu tempo à literatura, sendo seus textos  adaptados para o teatro, o cinema e a televisão, e traduzidos para várias línguas.

Veja o convite do evento aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário