segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PERDIÇÃO: Resenha - 16


O ROMANCE DE UM ARQUITETO DAS PALAVRAS

Perdição
Luiz Vilela
Ed. Record, 2011
400 p.

Perdição é o mais recente romance de Luiz Vilela. Os diálogos densos e a descrição viva de fatos, lugares, lendas e acontecimentos de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais provam, mais uma vez, ser Luiz Vilela um mestre na arte da escrita e da construção de uma narrativa ficcional. A personalidade das personagens só se apresenta ao leitor através de suas falas, entremeio silêncios, pistas falsas e elipses.
  Com a habilidade peculiar que tem para colocar suas personagens em cenas dialogadas, Luiz Vilela dá voz ao narrador Ramon, que conta a historia de Leonardo, seu amigo de infância, e entrelaça vidas e personagens em uma trama que, a princípio, parece ser comum e corriqueira, mas cujo desenrolar ocorre entre mistérios e versões contraditórias que envolvem a mais de meia centena de personagens do romance.
Ramon é jornalista e relata as histórias que lhe contam. Ele participa da vida da cidade e, sem influenciar as demais personagens, faz com que elas exponham suas idéias, preconceitos e sonhos. E assim, à semelhança de um guia satírico de olhar irônico-compassivo, discute tabus religiosos, preconceito de raça, cor, posição social, sexismo, cuja crítica está no próprio ato de reproduzir o diálogos.
Muitas das personagens desse Perdição têm atitudes machistas e mostram racismo. Acreditam em Deus, mas são intolerantes. São perspicazes, apesar de humildes e sem formação escolar. Mergulham nos abismos da loucura, mas discutem o sentido ontológico da existência humana. Ramon tem existência solitária, mas não se abala quando a linda e desejável ex-mulher de seu melhor amigo se insinua para ele.
Perdição é daqueles livros aos quais não podemos deixar de ler, pois é mais um magnífico edifício ficcional erguido pelo arquiteto das palavras que é Luiz Vilela.

Raquel Celita Penhalves dos Reis
Mestranda em Letras, UFMS – Campus de Três Lagoas
e integrante do GPLV – Grupo de Pesquisa Luiz Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário