terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vilela será publicado em antologia de contos na Alemanha

Luiz Vilela recebeu convite para participar de antologia de contos de autores brasileiros a ser lançada na Alemanha. O livro será distribuído a escolas, universidades e outras instituições de ensino. O objetivo é promover o ensino da língua portuguesa. Vilela já teve publicado, na Alemanha, em 1996, a antologia de contos Frosch im Hals (Nó na garganta). A notícia do convite circulou em blogs de familiares e amigos do escritor. Contatado pelo GPLV, Luiz Vilela confirmou a informação e nos repassou o convite, de agosto de 2012, que reproduzimos a seguir.

Prezado Sr. Vilela,
Somos a ACIBRA, Agência para Cultura e Informação Brasil - Alemanha, e trabalhamos para a Dra. Zinka Ziebell e a Dra. Rosa Cunha Henckel, professoras de português do Brasil na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität-Berlin), um dos centros de excelência do ensino superior na Alemanha. Elas estão preparando um livro didático composto por uma antologia de textos importantes, a fim de promover na Alemanha o ensino do idioma português como língua estrangeira.
Esse livro tem o apoio da Embaixada Brasileira em Berlim e será financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Ele não será vendido, mas distribuído gratuitamente a universidades e outras instituições de ensino onde haja ou se pretenda realizar a promoção do ensino da língua portuguesa oral e escrita do Brasil. A publicação irá reunir textos de diversos escritores e autores brasileiros, além de letras de músicas bem como exercícios de apoio e prática de ensino e aprendizagem.
O objetivo das organizadoras desta publicação é utilizar artigos, textos ou capítulos integrais, evitando empregar apenas citações ou passagens muito curtas de obras consagradas. Com isso, a Dra. Ziebell e a Dra. Henckel pretendem incentivar e apoiar o estudante estrangeiro a compreender de maneira mais abrangente a qualidade literária e a riqueza linguística de textos brasileiros excepcionais.
Com esse objetivo em mente, as autoras selecionaram dois textos seus para integrar esta antologia. Trata-se dos textos "Catástrofe" e "Felicidade". Se estiver de acordo em participar do projeto, nós gostaríamos de solicitar por meio desta mensagem um endereço postal para o qual enviaríamos uma correspondência oficial ao responsável. Nela, explicaríamos mais detalhes a respeito da publicação, apresentaríamos os apoios tanto da Embaixada bem como da Universidade Livre de Berlim e, por fim, também encaminharíamos uma autorização oficial a ser assinada e enviada via correio para as autoras (naturalmente que também constarão envelope e selo para a Alemanha na correspondência citada). 
Como o livro não será uma obra voltada para o comércio, não sendo vendido mas apenas distribuído, podemos retribuir a permissão para utilizar o respectivo texto somente com a remessa de três exemplares para cada autor participante. O lançamento da primeira edição da antologia está programado para o início de 2013, sendo que a tiragem inicial será de 1.000 exemplares. Se houver novas edições, os autores serão novamente contatados e receberão, a cada vez, mais dois exemplares. Indispensável dizer a publicação incluirá com destaque um agradecimento explícito pela autorização fornecida.
Dessa maneira, agradeceríamos de antemão por uma rápida resposta de sua parte e ficaríamos muito felizes em poder contar com a sua participação. No caso de quaisquer dúvidas, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente
Ulrike Göldner 
*** ACIBRA ***
Bianca Donatangelo &  Ulrike Göldner GbR
Agência para Cultura e Informação Brasil-Alemanha
Agentur für Information und Kulturaustausch Brasilien-Deutschland
Gotenstr. 8
10829 Berlin
Deutschland

Um comentário: