terça-feira, 5 de maio de 2015

Estudantes do CPAN acompanham o 4º Seminário do GPLV

Aconteceu ontem, em Corumbá, no Câmpus do Pantanal da UFMS, o 4º Seminário do GPLV, que reuniu mais de uma dezena de estudiosos da obra de Luiz Vilela, em sessões que tiveram, cada uma delas, em média, 60 estudantes do Curso de Letras do CPAN. O evento contou com perto de duas centenas de inscrições individuais.
Além dos pesquisadores e dos estudantes, professores das duas habilitações em Letras do Câmpus e outros interessados também acompanharam as exposições e os debates. A abertura do evento, que aconteceu em quatro sessões, sendo uma matutina, duas, simultâneas, vespertinas, e uma noturna, foi feita pela Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Regina Baruki.
As sessões foram mediadas, respectivamente, pelo doutorando Rodrigo Andrade Pereira (matutina), pela acadêmica Aglaisse Ramona Orichuela (vespertina / minicurso), e pelos professores Rauer Ribeiro Rodrigues (vespertina / debate) e Eunice Prudenciano de Souza (noturna).
A abertura da sessão da noite foi feita pela Prof. Dr. Edgar Aparecido da Costa, diretor do CPAN, que discorreu sobre a importância e o papel dos grupos de pesquisa na atividade científica, enalteceu o trabalho realizado pelo GPLV, por reunir pesquisadores de diversos campi da UFMS e de outras instituições, e exortou discentes e docentes do CPAN a constituírem grupos de pesquisa com trabalhos seminais como o do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, congregando ― além de pesquisadores da instituição ― de alunos da graduação a pesquisas de pós-doutoramento.
A Conferência de Encerramento, "Aspectos das novelas e dos romances de Luiz Vilela", do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN, líder do GPLV), foi lida pelas Profs. Drs. Regina Baruki e Kelcilene Grácia-Rodrigues, pois o Prof. Rauer estava afônico.

Reproduzimos, abaixo, o programa que foi desenvolvido no Seminário e algumas fotos do evento.


4º Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela
Dia 4 de maio – Corumbá – CPAN / UFMS
Auditório do Bloco H
  
7h - Cadastramento final dos participantes; controle de frequência

7h20 – Abertura: "Quatro anos de atividades do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (GPLV)" – Profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza (UFMS / CPTL)

7h45 – Abertura oficial – Profa. Dra. Regina Baruki, Coordenadora dos Cursos de Letras do CPAN

7h50 – Palestra de Abertura: "Constantes temáticas nos contos de Luiz Vilela" – Profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza (UFMS / CPTL)

9h00 – Comunicação: “Metodologia de pesquisa em acervos literários e fortuna crítica” – Doutoranda Karina Fátima Gomes (CPTL)

9h40 – Palestra: "Contos de Luiz Vilela como prática de ensino em uma escola pública – Relato de Caso" – Mestranda Karina Torres Machado (Profletras / CPTL)

10h50 – Mesa-Redonda:
1.       "Uma leitura de ‘Imagem’ e ‘O buraco’, do primeiro livro de contos de Luiz Vilela" – Profa. M.ª Luciene Lemos de Campos (SED/MS) e doutorando Jorge Balestero (UNESP);
2.      “A recepção ao romance Graça, de Luiz Vilela” – Mestrando Lucas Neves (CPTL)

12h – Encerramento da Seção Matutina

13h-17h20 – Minicurso: "Narrador, Tempo, Espaço e Personagem no romance Graça, de Luiz Vilela" – Profa. Dra. Kelcilene Grácia-Rodrigues (CPTL)

13h20 – Sala H-104 – Banca de Debate: Pesquisa "Alternativas metodológicas: uma análise de práticas de ensino tendo por corpus a obra de Luiz Vilela", da mestranda Karina Torres Machado (Profletras / CPTL); Debatedores: Profa. Dra. Regina Baruki-Fonseca (CPAN) e Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (CPAN); Suplente: Profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza (CPTL); Presidente: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN)

16h – Sala H-104 – Comunicações:
1.     "A representação do estrangeiro na ficção de Luiz Vilela" – M.ª Laura Eliane de Magalhães Alvarez Delgado (SED/MS e Prefeitura de Corumbá)
2.   “Contos de Luiz Vilela lidos em sala de aula” – Mestranda Angela Nubiato Lopes (CPTL);

17h20 Encerramento da Seção Vespertina

18h – Palestra: “A atuação dos Grupos de Pesquisa e a pesquisa científica na universidade brasileira” – Prof. Dr. Edgar Aparecido da Costa (CPAN)

19h00 – Mesa-redonda:
1.       "A imagem da mulher em contos de Luiz Vilela" – M.ª (UEM) Lígia Ribeiro de Souza Zotesso;
2.      "O sagrado e o profano em romances de Luiz Vilela" – Doutoranda Elcione Ferreira Silva (CPTL);

19h30 – "Aspectos do erotismo na obra de Luiz Vilela" – Bibliotecária Maria do Socorro Pereira Soares Gonzaga (CPTL) e Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN)

20h10 – Comunicação: "Casa Luiz Vilela: a poética do escritor a partir do acervo e da fortuna crítica" – Doutorando Rodrigo Andrade Pereira (CPTL)

20h40 – Conferência de Encerramento: "Aspectos das novelas e dos romances de Luiz Vilela" – Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN)

22h40 – Encerramento do Seminário

OBS.: As sessões foram mediadas, respectivamente, pelo doutorando Rodrigo Andrade Pereira (matutina), pela acadêmica Aglaisse Ramona Orichuela (vespertina / minicurso), e pelos professores Rauer Ribeiro Rodrigues (vespertina / debate) e Eunice Prudenciano de Souza (noturna).

Estudantes do CPAN durante minicurso da Profa. Kelcilene Grácia-Rodrigues

Laura Delgado, mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, apresenta
pesquisa sobre a alteridade na obra de Luiz Vilela

Plateia assiste exposição durante debates

Monitoras do evento em um raro momento de pausa

Plateia aguarda início de uma apresentação

Nota de 8 de maio de 2015: o Portal do CPAN registrou o evento, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário