sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

JORNAL DE ITUIUTABA DESTACA ATUAÇÃO DO GPLV

Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela é realizado em Ituiutaba

30 de Janeiro de 2015


Ocorreu, em Ituiutaba, o 3º Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (GPLV), que contou com a presença do escritor. O seminário iniciou na quarta-feira, 28, às 13h30, no Líder Hotel, encerrando na quinta-feira, 29, às 8h, no salão de eventos da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba, contando com a presença de professores, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos.
O coordenador do seminário, Rauer Ribeiro Rodrigues, disse que o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela existe formalmente desde 2011, mas que iniciou orientações sobre a obra de Luiz Vilela no ano de 2007, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O Grupo tem por objetivo estudar a obra do escritor e propor ações para que essa obra seja divulgada.
O 3º seminário, segundo Rauer, é ocasião para que membros do grupo apresentem resultados de suas pesquisas e debatam publicamente o resultado delas, contando com professores convidados, como a professora Wania Majadas, que veio de Goiânia, e a professora Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha, de Uberlândia.
Os dois primeiros seminários foram realizados na sede do GPLV, na cidade de Três Lagoas, MS, e este último ocorreu em Ituiutaba, para aproveitar a oportunidade de um convívio com o próprio escritor, Luiz Vilela, lembrando que a fundação do grupo aconteceu durante a realização da 4ª Semana Luiz Vilela, realizada em 2011 em Ituiutaba.

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=12644


Fotos: José Filho/Jornal do Pontal  . 
O escritor Luiz Vilela participou de todas as atividades do 3º Seminário de Pesquisa do GPLV

Integrantes do GPLV e outros interessados assistem palestra durante o Seminário

Professora Sonia Maciel (UEMG) atua como mediadora na comunicação da pesquisadora Dra. Eunice Prudenciano de Souza

Membros do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela com o escritor; sentados: Angela Nubiato, Karina Gomes, Prof. Rauer, Profa. Kelcilene; em pé: Elenice Oliveira, Maria do Socorro, Natália Tano, Rodrigo Andrade Pereira, 
Eunice Prudenciano de Souza, Luiz Vilela e Pauliane Amaral



Grupo de Pesquisa Luiz Vilela realiza o 3º Seminário do GPLV 

27 de Janeiro de 2015

Luiz Vilela, em foto de Pauliane Amaral / GPLV
O Grupo de Pesquisa Luiz Vilela realizará na quarta-feira, 28, e na quinta-feira, 29, o 3º Seminário do GPLV, contando com a presença do escritor que acompanhará todo o seminário.
O seminário contará com a seguinte programação: dia 28 - 13h30, no Líder Hotel – credenciamento; 14h – Abertura: Professor Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS): Um balanço das atividades do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (GPLV) – 2011-2015; 14h30 - palestra da professora Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU) - Acervos Literários e a Pesquisa em Pós-Graduação na Área de Literatura - mediador: Professora Kelcilene Grácia Rodrigues (UFMS); 16h às 18h – bate-papo com o escritor Luiz Vilela. Dia 29 - 8h - no Auditório da Superintendência Regional de Ensino, apresentação e debate de Pesquisas - mediador: Professora Sonia Maria Pereira Maciel (UEMG/Ituiutaba); Professora Angela Nubiato Lopes (UFMS) - Luiz Vilela no Ensino Fundamental II: Alternativas Metodológicas; doutoranda Elcione Ferreira da Silva (UFMS) – O sagrado e o profano nos romances Graça e Perdição, de Luiz Vilela; Professora Eunice Prudenciano de Souza (em pós-doc – UFMS) – A metacrítica da recepção à obra de Luiz Vilela – primeiros apontamentos; 10h15 - palestra: Você Verá: Registro Interminável de Propriedade, pela Professora Wania Majadas (UNICAMPS – Goiânia), Mediador: Professora Ione Marta Franco Pereira (SRE/Ituiutaba); 14h - apresentação e debate de Projetos de Pesquisa, Mediador: Professor Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS), doutorando Rodrigo Andrade Pereira (UFMS) – Acervo Luiz Vilela: a poética do escritor em depoimentos e entrevistas; doutoranda Pauliane Amaral (UFMS) – Luiz Vilela: Documentário Biográfico, Acervo e Ensino; doutoranda Karina Fátima Gomes (UFMS) – Do Acervo literário à Fortuna Crítica: princípios metodológicos para estudo de autor contemporâneo; 16h30 - palestra de encerramento - A construção do tempo no romance Graça, de Luiz Vilela, pela Professora Kelcilene Grácia Rodrigues (UFMS), mediador: Professora Wania Majadas (UNICAMPS/Goiânia); às 20h - jantar, por adesão, com a presença do escritor Luiz Vilela. Haverá certificado de participação de 12 horas. A inscrição é gratuita.
< http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=12614 >

Nenhum comentário:

Postar um comentário