domingo, 31 de março de 2013

Luiz Vilela: o erotismo no espaço escolar

Será nesta quarta-feira, dia 3 de abril, a Banca de Defesa da mestranda Janaína Torraca, com pesquisa que estudou o erotismo em contos de Luiz Vilela que têm o espaço escolar como cenário. A Banca está marcada para as 14h30, na Sala de Defesas do Mestrado em Letras, no Câmpus 1 da UFMS de Três Lagoas, sendo arguidoras as Profas. Dras. Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG) e Eliana da Mota Bordin de Sales (UFMS/CPAR).

Confira abaixo o resumo do trabalho:
SILVA, Janaína Paula Malvezzi Torraca da. Eros e civilização em Luiz Vilela: a repressão sexual em contos no ambiente escolar. Três Lagoas, 2013. 125 fls. Dissertação (Mestrado, Estudos Literários) - UFMS/CPTL. Orientador: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues.
Nosso objetivo, neste trabalho, é demonstrar, em contos de Luiz Vilela, como é encenado o papel da escola, instituição reprodutora do status quo, como repressora sexual. Nosso corpus se compõe dos contos "Triste", "Depois da aula", "Com os seus próprios olhos" e "Meus anjos". Como referencial teórico, utilizamos as seguintes obras: Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud, de Herbert Marcuse, publicada pela primeira vez em 1955; Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida, de Marilena Chauí, lançada em 1984; A chama dupla: amor e erotismo, de Octavio Paz, publicado em 1995; A poética do espaço, de Gaston Bachelard, publicado pela primeira vez em 1957; e Freud e o inconsciente, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, lançado em 1984. Perguntamo-nos: i) Como a civilização é figurativizada nos contos de Luiz Vilela, em especial naqueles que tratam do erotismo?; ii) De que maneira esses contos descrevem a repressão sexual dentro da sociedade e da escola?; iii) Qual a função da autoridade institucional que se depreende desses contos cujo tema é o erotismo no âmbito escolar?; e iv) Qual função a escola representa nessas narrativas? Nossa primeira hipótese é de que a escola, por meio das personagens que figurativizam a autoridade institucional, é movida por ideologia repressiva ao erotismo, em decorrência do ideário cristão dominante na sociedade. Outra hipótese que levantamos é de que, em Luiz Vilela, o erotismo vivenciado, no âmbito escolar, por crianças e adolescentes, desnuda uma sociedade repressora de ideologia cristã. Comprovamos que esses elementos estão configurados nos contos de Luiz Vilela, mostrando como o erotismo vivenciado no âmbito escolar desnuda as repressoras entranhas de uma sociedade de ideologia cristã.
Palavras-Chave: Espaço; Erotismo; Escola; Infância; Psicanálise; Sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário