terça-feira, 18 de abril de 2017

Começam as atividades do Seminário de Ituiutaba

     A abertura do 50 anos do Tremor de Terra e 8º Seminário do GPLV, realizado na Universidade Estadual de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba, contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes e outros interessados.

     O início do evento foi marcado pelo lançamento do Selo Comemorativo dos 50 anos do Tremor de Terra, apresentado por Adriana Beatriz Silva Araújo, gerente da Agência dos Correios - AC Ituiutaba. O líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida (GPLV), Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, na ocasião, homenageou professores e pesquisadores cuja contribuição ao GPLV tem sido fundamental para o crescimento do Grupo, criado em evento ocorrido em Ituiutaba em 2011. Além dos conferencistas da noite de abertura, Profs. Betina, Yvonélio e Wilton, receberam o Selo Comemorativo a Profa. Sônia Maciel, da UEMG, anfitriã do encontro, a co-líder do GPLV, Profa. Eunice Prudenciano de Souza, a Mestranda Natália Tano, responsável pelos blogs do GPLV, e a doutoranda Pauliane Amaral, que está em processo de pós-produção de um documentário sobre Luiz Vilela.

     Em seguida, aconteceram as conferências.

  Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (lattes), professora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, proferiu a conferência de abertura do 8º Seminário do GPLV. Ela falou sobre "O Acervo Literário de Geraldo França de Lima na Universidade Federal de Uberlândia", de muito interesse para o atual momento do GPLV, devido nosso trabalho com o material de diversos escritores que doaram seus acervos ao GPLV.

    Especialista na obra de Luiz Vilela e professor da UFAC - Universidade Federal do Acre, Yvonélio Nery Ferreira (lattes) proferiu a conferência de abertura do evento 50 Anos de Tremor de Terra. Em "Memórias e silêncios: a velhice em narrativas de Luiz Vilela", o professor retorno o tema do silêncio nas narrativas de Vilela que foi tema da sua tese de doutorado. A tese pode ser conferida na seção Fortuna Crítica deste blog.

    Professor da UnB - Universidade de Brasília e pesquisador da literatura, tendo elaborado estratégias interpretativas a partir da proposição original da Epistemologia do Romance, Wilton Barroso Filho (lattes) proferiu a palestra "Interfaces entre Literatura e Filosofia", dando ênfase à coletânea de contos inaugural de Luiz Vilela, Tremor de Terra, cujos 50 anos de lançamento eram comemorados no evento.


Profª Betina (UFU) faz conferência de abertura do 8° Seminário do GPLV, em Ituiutaba, MG.


Prof. Yvonélio (UFA) faz palestra de abertura do evento "50 Anos de 'Tremor de Terra'" em Ituiutaba, MG


Prof. Wilton (UnB) fala sobre o livro Tremor de Terra nos eventos do GPLV 
em Ituiutaba, MG, após enfatizar a importância da Rede CO3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário