quinta-feira, 6 de abril de 2017

50 anos de Tremor de terra e 8º Seminário do GPLV


 Programação




Dia 18:
    
   15h
Local: Líder Hotel - Ituiutaba, MG       
Abertura do evento "8º Seminário do GPLV"
pela Profa. Eunice Prudenciano de Souza
Organizadora do Evento

 15:30h
Palestra:
O Acervo Literário de Geraldo França de Lima 
na Universidade Federal de Uberlândia
Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
[Resumo em breve]


19:30h  
   Local: Auditório da UEMG  
Abertura do evento "50 ANOS DO TREMOR DE TERRA"
pelo Líder do GPLV, Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues

Lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo
dos 50 anos do Tremor de Terra

Homenagens a Luiz Vilela


20h 
Bate-papo com o escritor Luiz Vilela.



Dia 19:

      8h
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba

8º Seminário do GPLV
Debates de projetos acadêmicos

Sala 1.
Literatura de Autoria Feminina
Debatedora:
Profa. Dra. Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
7h    – Cibele Fátima do Prado: “A construção das
            personagens na novela Filho de Pinguço, de Alciene
            Ribeiro Leite”, TCC.
8h    – Maria Rodrigues do Carmo: “Alciene Ribeiro Leite:  
           uma vida registrada em acervo”, Projeto de Mestrado.
9h    – Natália Tano Portela: “Facies do feminino em Alciene 
            Ribeiro”, Relatório de Mestrado.
10h  – Maisa Barbosa da Silva Cordeiro: “Mulheres
            Protagonistas na literatura juvenil contemporânea
            brasileira”, Projeto de Doutorado.

Sala 2.
Quatro faces da obra de Luiz Vilela
Debatedor:
Prof. Dr. Wilton Barroso Filho (UnB)
7h    – Elcione Ferreira Silva: “O sagrado e o profano nos
            romances Graça e Perdição, de Luiz Vilela”, Projeto de
            Doutorado.
8h    – Ronaldo Vinagre Franjotti: “O Conto e o Nada – o
            Niilismo na obra de Dalton Trevisan, Luiz Vilela e 
            Rubem Fonseca”, Projeto de Doutorado.
9h    – Marcos Rogério Heck Dorneles: “Ruínas e modos de
            narrar em A Cabeça, de Luiz Vilela, e em Sete Contos de
           Fúria, de António Vieira Bracinha”, Projeto de  Doutorado.
10h  – Pauliane Amaral: “Luiz Vilela: uma biografia literária”,
            Relatório de Doutorado.

Sala 3.
Luiz Vilela e a literatura na escola
Debatedor:
Prof. Dr. Yvonélio Neri Ferreira (UFAC)
7h    – Mateus Antenor Gomes: “Acovardamento e  
            silenciamento em Os novos, de Luiz Vilela: uma análise   
            da construção narrativa”, Projeto de Mestrado.
8h    – Karina Torres Machado: “A leitura literária na escola:
            formando professores”, Projeto de Doutorado.
9h    – Lígia Ribeiro de Souza Zotesso: “Programa Nacional
            Biblioteca da Escola (PNBE): Luiz Vilela na biblioteca
            escolar”, Projeto de Doutorado.
10h  – Rodrigo Andrade Pereira: “Luiz Vilela: da face pública  
            à ars poetica”, Projeto de Doutorado.
  

Minicursos:
13:30h às 17:30h
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba

Tremor de Terra: estratégias para a formação leitora e escritora
Karina Torres Machado (SEE-SP)

Resumo: Formar alunos escritores e leitores constitui-se um dos objetivos primordiais das ações governamentais e educacionais em nosso país, uma vez que após nove anos, os alunos não conseguem ler, interpretar e reproduzir o que leem. Para que tais índices melhorem, acreditamos ser necessário que o docente conheça as defasagens e as potencialidades da turma, planeje, organize e recrie, constantemente, estratégias e concepções para o trabalho com o texto em sala de aula. Assim, o minicurso propõe oferecer metodologias e questões teóricas para aprofundar os conhecimentos e as práticas de ensino que envolvam o texto literário e, consequentemente, a produção escrita no contexto escolar a fim de que os estudantes possam desenvolver e aperfeiçoar as capacidades de leitura e escrita, que atendam a diferentes finalidades e espaços. Para isso, valemo-nos da leitura dos contos “Imagem” e “O buraco”, contidos no livro Tremor de Terra (1972), de Luiz Vilela, para exemplificar como a inserção da leitura literária pode contribuir para a produção escrita das variadas tipologias textuais, inclusive a dos textos argumentativos, conteúdo curricular obrigatório do Ensino Fundamental II.  Como metodologia teórico-prático, utilizaremos o método semiológico proposto por Mikhail Bakhtin e exemplificado no livro Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas), de Bordini e Aguiar (1993), além dos conceitos de Regina Zilberman, nos livros A leitura e o ensino da literatura (1988) e A leitura e o ensino da literatura (1988), e de Eni Orlandi, com o livro Análise de Discurso (1999).

Palavras-chave:  Formação de leitor. Leitura e escrita. Luiz Vilela.

Silêncios possíveis em narrativas de Luiz Vilela
                                                                                       Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)

Resumo: O objetivo a que me proponho neste minicurso é demonstrar formas de silêncio nas narrativas de Luiz Vilela. Nesse sentido, o silêncio é para minha leitura a matéria propulsora de sentidos e reveladora de subjetividades dos personagens nas narrativas. Desenvolvo, nesse sentido, leituras do silêncio com base nas próprias histórias contadas, nos excessos e negações que o mundo contemporâneo impõe aos indivíduos e nos fracassos amorosos, alicerçadas em pressupostos de Mikhail Bakhtin e em teorias acerca da modernidade. Ao relacionar o silêncio e o tempo histórico percorro os caminhos da memória, destacando o silêncio político e as políticas de silenciamento até chegar às narrativas que problematizam a velhice e as mazelas que dela decorrem.


Epistemologia do Romance
Ana Paula Caixeta (UnB)
 Wilton Barroso (UnB)

Resumo: A ideia deste minicurso é iniciar os ouvintes a uma maneira definida de ler romances, a qual nos acostumamos a chamar de Epistemologia do Romance. Trata-se de fundamentar a leitura da narrativa romanesca. Buscar-lhe os significados mais profundos e elucidativos. A Epistemologia estuda o problema do conhecer, do saber, buscaremos explicar qual o significado e sobretudo quais as possibilidades desta leitura metódica do romance. Partimos na noção de sujeito em Kant, como fundamento desta leitura. Formulamos a ideia de sujeito – leitor, o que permite a aplicação epistemológica, que é capar de formular a questão central, mas leva a uma outra disciplina que é a Estética. Disto nasce um jogo entre o epistemológico e o estético. Neste momento Kant encontra Hegel, isto por do jogo emerge uma tensão entre o epistemológico e o estético. As possibilidades de interpretação.

Minicurso: Duração: 2 horas
i. O que é Epistemologia?
Como e porque aplicá-la ao estudo do romance?
A formulação da questão central: o que eu posso saber?
Na busca do saber, o sujeito esbarra na sensações?
ii. As primeiras sensações (puras)
As segundas sensações (epistemológica)
A questão do gosto

O jogo da leitura




Palestras:
​    19h
Local: Anfiteatro da UEMG, Câmpus de Ituiutaba

Memórias e silêncios: a velhice em narrativas de Luiz Vilela
 Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)

O cotidiano e todas as mazelas que dele insurgem a partir da relação dos sujeitos narrativos entre si e com o mundo é tema relevante na ficção de Luiz Vilela. Dilacerante em sua essência, esse ambiente impõe aos personagens sentimentos de angústia, medo, solidão, incompletude, fracasso, entre tantos outros capazes de fomentar a sensação de impotência dos indivíduos em face do que se apresenta dia a dia. Nessa perspectiva, vale ressaltar que a maioria dos personagens de Vilela vivencia essa experiência capaz de fazê-los questionar a existência, independente de sua faixa etária. Em meio a tantos sujeitos que compõem as narrativas do autor em questão, figuram aqueles cuja velhice é a particularidade a delinear as leituras nessa palestra. Apesar de o tema ser exposto com simplicidade e naturalidade, o autor não se exime de apresentar diversas intempéries que afligem os personagens nesse momento da vida. Absortos em relacionamentos assinalados por indiferença, contradições, impaciência, crueldade, mas por vezes marcados por cumplicidade e carinho, as tramas são inegavelmente caracterizadas por silêncios e memórias de avôs, avós, netos, sobrinhos e filhos. Logo, me fixarei aqui em leituras de memórias e silêncios desses indivíduos a partir de alguns contos de Vilela.


Interfaces entre Literatura e Filosofia
Wilton Barroso Filho (UnB)
[Resumo em breve]







Dia 20

      8h
Local: Salão de eventos do Líder Hotel

Coletiva de imprensa - Entrevista com Luiz Vilela 
e com professores convidados

7h-13h30:
Visita às escolas por integrantes do GPLV para atividades 
de divulgação dos 50 anos do Tremor de Terra


Sessões de comunicações:
13h30
 Local: nas dependências da UEMG
      
[Resumos em breve]

   20h
Local: Pilão Bar *
Lançamento da 10ª edição do Tremor de Terra

Pilão Bar e Restaurante: Av. 15, nº 1084 - Centro, Ituiutaba, MG

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