quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Projetos sobre a obra de Luiz Vilela são debatidos em evento

      Palestras, comunicações e projetos sobre a obra de Luiz Vilela tiveram palco no 7º Seminário do GPLV - Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - e 2º Seminário de Linguística, em encontros que aconteceram nos dias 12 e 13 de dezembro de 2016 e 16 e 17 de janeiro de 2017 no no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS do Câmpus de Três Lagoas.

      No  dia  17,  encerrando o evento,  foir proferida a palestra "Contos de Luiz Vilela em Sala de Aula" pelo Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV, em texto conjunto com a Me. Karina Torres Machado. Trata-se de relato de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública estadual do interior de São Paulo em projeto vinculado ao PROFLETRAS da UFMS de Três Lagoas.

     No dia 16, à tarde, o Prof. Dr. Julio Augusto Xavier Galharte, da UFMS do Câmpus do Pantanal (Corumbá), apresentou sua leitura do projeto de pesquisa de doutorado de Marcos Rogério Heck Dorneles, intitulado "Ruínas e modos de narrar em A cabeça, de Luiz Vilela, e em Sete contos de fúria, de António Manuel Bracinha Vieira", e do pré-projeto de pesquisa de mestrado "Acovardamento e silenciamento em Os novos, de Luiz Vilela: uma análise da construção narrativa", de Mateus Antenor Gomes. Também debateu o ante-projeto de doutoramento de Ronaldo Vinagre Franjotti, "O inferno é aqui mesmo - estudo sobre a presença do niilismo em contos brasileiros da segunda metade do século XX", sendo Luiz Vilela autor de um dos contos estudados.

       De muito interesse para o atual momento do GPLV, tendo em vista a montagem pelo Grupo de acervo sobre Luiz Vilela, foi a Conferência "Acervos literários: a prática, a teoria, a experiência - meu caso de amor com Machado de Assis", proferido pela Profa. Dra. Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ) no dia 13 de dezembro de 2016.

    "Registre-se aqui, mais uma vez e sempre", declarou o Prof. Rauer ao encerrar o Seminário, "o primoroso trabalho de organização do evento pela mestranda Natália Tano Portela e pela Profa. Eunice Prudenciano de Souza, e a efetividade da atuação dos monitores, dos coordenadores de sessões,  dos palestrantes e dos demais colaboradores".

    O GPLV realiza dois seminários por ano. Os próximos serão em abril, em  Ituiutaba, Minas Gerais,  e em novembro, novamente em Três Lagoas. Para verificar detalhes dos eventos anteriores, clique aqui.

       Veja abaixo algumas fotos do 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Liguística.

Parte do público em uma das sessões do evento

Público assiste ao debate

Maria Rodrigues do Carmo relata semana no Acervo de Escritores Mineiros da UFMG

Prof. Julio debate projeto

Elcione apresenta comunicação sobre o sagrado e o profano na obra de Luiz Vilela

Plateia de uma das sessões do evento

Parte da plateia de uma das sessões de comunicações

Profa. Eunice faz comunicação sobre a obra de Luiz Vilela

Rodrigo expõe estudo de um conto de Luiz Vilela

Ronaldo apresenta análise do niilismo em contos brasileiro de autores contemporâneos

Lucas Neves apresenta sua pesquisa sobre os nomes em contos de Luiz Vilela

Profa. Eunice e mestranda Natália Tano, da Comissão Organizadora do evento, assistem palestra

Prof. Rauer faz palestra sobre o conto
de Luiz Vilela em projeto de
Literatura na Escola 
Prof. Rauer encerra o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário