domingo, 16 de outubro de 2016

Prof. Saraiva, da Universidade do Porto, debate projetos em Três Lagoas

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2016, os alunos do PPG-Letras/UFMS/Três Lagoas, a convite da Profa. Kelcilene Grácia-Rodrigues, contaram com a presença do Prof. Dr. Arnaldo Saraiva, docente catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal, que debateu os projetos de pesquisa dos alunos Eliza Peron, Eloiza Marani, Enedir Silva, Érica Rossi, Lucas Neves e Paulo Benites, que desenvolvem estudos sobre Claudia Roquette-Pinto, Guimarães Rosa, Luiz Vilela, Manoel de Barros, Márcia Denser, Maria Amélia de Melo, Marina Colassanti e Wilson Bueno.
As atividades do Prof. Arnaldo Saraiva continuarão nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2016, dias em que ministrará, no PPG-Letras, a disciplina “O Modernismo Português e O Modernismo Brasileiro”. O debate do projeto da doutoranda Milena Wanderley, sobre Hilda Hilst, ocorrerá em um desses dias.
Fazemos, abaixo, uma descrição das atividades desenvolvidas, e publicamos no final fotos que registram as primeiras atividades do Prof. Saraiva em Três Lagoas. 
A doutoranda Eliza da Silva Martins Peron apresentou o projeto Hibridização e o devir da linguagem: A mescla de gêneros e línguas na prosa de Wilson Bueno. O professor  enalteceu a boa articulação das palavras e a escolha do tema do projeto, fez considerações alertando para o cuidado com o uso das palavras, uma vez que há palavras que têm sentidos diversos daquilo que se quer afirmar, citando algumas palavras adequadas a alguns contextos elencados. O Prof. Saraiva fez indicações bibliográficas teóricas para aprofundamento do estudo.
O segundo debate partiu da apresentação do projeto Guimarães Rosa poeta: Veredas a desbravar, da doutoranda Érica Alves Rossi. O Prof. Saraiva considerou o projeto muito importante por trabalhar com poemas inéditos do autor e discorreu sobre a diferença entre poesia a prosa. 
Paulo Eduardo Benites de Moraes apresentou seu projeto, Manoel de Barros e Antonio Vieira: Por uma poética do contraste. O professor considerou o trabalho “surpreendente e original” pelo ineditismo do paralelo entre  os autores, e fez considerações sobre a importância de se colocar  na tese o que Manoel buscou em Vieira para a sua obra; também fez sugestões bibliográficas, voltadas para a fortuna crítica do Padre Vieira. 
A  doutoranda Eloiza Fernanda Marani debateu o projeto Jardim ensimesmado: A vertigem metafórica de Claudia Roquette-Pinto. O debatedor-convidado enfatizou que trabalhos com temas  específicos são melhores que os gerais e fez ampla explanação sobre o tema da metáfora, destacando que a metáfora opera com vários níveis do mundo natural e da linguagem. 
A Profa. Kelcilene Grácia-Rodrigues apresentou o projeto O erótico e o feminino na literatura realizada por ficcionistas mulheres que lançaram seus livros de estreia sob o regime militar, da doutoranda Enedir da Silva Santos. Nas considerações, o Prof. Saraiva  citou ser importante trabalhar o  teor psicanalítico no erotismo, mencionando a importância fundamental de  se trabalhar a literatura feminina americana, uma das bases das lutas femininas.
O mestrando Lucas Rodrigues Neves, integrante do GPLV, apresentou o projeto A simbologia dos nomes em Tremor de terra, de Luiz Vilela. O mestrando iniciou sua fala  fazendo um apanhado geral  sobre o desenvolvimento de sua  pesquisa e o porquê de estudar os nomes das personagens da coletânea Tremor de terra, destacando que algumas das personagens dos vinte contos do livro não têm nome. Lucas afirmou que nas obras de Vilela é peculiar o autor repetir nomes ou apelidos de personagens, discorrendo sobre a  importância dos nomes na construção das personagens nas obras do autor.
O professor Saraiva sugeriu  para constar na dissertação o trabalho  do crítico Fábio Lucas, um dos primeiros a destacar a grandeza da obra literária de Luiz Vilela. O prof. enfatizou a importância da análise do nome próprio nas obras literárias, com destaque para se distinguir o foco linguístico do filosófico. Sugeriu como referencial o livroNomes próprios poucos comuns, de Mario Souto Maior, para enriquecimento do trabalho, assim como outros títulos da área de "Onomazologia". Comentou ser importante para o estudo a verificação da ordem sintática de colocação dos nomes no interior das frases. Sugeriu verificar se há alguma relação na escolha dos nomes considerando a cultura do nome, o seu  significado comum ou histórico, a psicanálise religiosa dos nomes, e a sua presença, ou não, como nome usual em Minas Gerais, estado natal do escritor Luiz Vilela.
Eis o resumo da projeto em desenvolvimento por Lucas Neves:
A simbologia dos nomes em Tremor de terra, de Luiz Vilela
RESUMO: Com o trabalho proposto, pretendemos analisar o primeiro livro de contos do escritor mineiro Luiz Vilela, Tremor de terra (1967). O intuito é desenvolver um estudo onomástico das personagens. Acreditamos que a nomenclatura das personagens não ocorre de forma aleatória, constituindo-se em signos dispostos de significado, o que o torna primordial na construção do texto. Ao pensarmos no texto ficcional como uma estrutura, descrevemos os efeitos de sentido dos contos, nos quais as personagens são nomeadas de forma a compor um todo significativo com a cena. Tal estudo nos propicia um modo de aproximação do fazer poético do escritor. Para embasar teoricamente o estudo, vamos nos valer, inicialmente, do seguinte referencial: de Ana Maria Machado, Recado do nome; de Clóvis Bulcão, Personagens da Literatura Brasileira; de Antonio Candido e Anatol Rosenfeld, A Personagem de Ficção; de Autran Dourado, Personagem, Composição, Estrutura; de Beth Brait, A personagem. Também teremos sob perspectiva as dissertações de Ronaldo Vinagre Franjotti e Lucas Gonçalves Fernando, pois ambas tratam da composição dos nomes das personagens principais do romance Graça, de Luiz Vilela.

Professor Saraiva ao centro, ao lado da Profa. Kelcilene, em registro com doutorandos
e mestrandos do PPG-Letras e um aluno da graduação que assistiu aos debates 

Prof. Saraiva e Maria do Carmo, mestranda, integrante do GPLV
Eloíza Marani e o Prof. Saraiva 
Érica Rossi e o Prof. Saraiva
Prof. Saraiva, ladeado por integrantes do GPLV, mestrandos Lucas Neves e Maria do Carmo

Eliza com o Prof. Arnaldo Saraiva

.Profa. Kelcilene e Prof. Saraiva durante o debate

Prof. Arnaldo Saraiva e Maria do Carmo, do GPLV
Lucas Neves com o Prof. Saraiva, no final do debate

Um comentário: