domingo, 25 de setembro de 2016

"TEXTO" FAZ 50 ANOS

          Em setembro de 1966 foi lançado, em Belo Horizonte, o número 1 da publicação literária de vanguarda Texto, criada por três jovens escritores mineiros: Luiz Vilela, então com 23 anos, Henry Corrêa de Araújo, com 26, e Luís Gonzaga Vieira, com 28.
        O papel usado era o papel de cor alaranjada, americano, que vinha protegendo as chapas de Raio-X. Os escritores iam, de porta em porta, aos consultórios médicos, pedindo-o. Depois selecionavam os melhores papéis e imprimiam a quantidade apurada, pagando do próprio bolso. Eram quatro páginas, no formato de um caderno, uma página para cada um dos três autores e a primeira página funcionando como capa, trazendo uma frase extraída do texto de cada um. Assim foram feitos três números.
      Animados pela recepção local e pela repercussão, que logo ultrapassou as fronteiras do Estado, os três jovens resolveram, a partir do número 4, ampliar a publicação, abrindo-a a outros jovens escritores da capital. Mudaram, com isso, o seu formato para tabloide e a impressão para o papel branco, de jornal. Nesse formato, mais dois números foram feitos. E então, no primeiro semestre de 1967, devido a  dificuldades, Texto acabou.
  Abaixo, damos uma foto dos três autores juntos (da esquerda para a direita, Vieira, Vilela e Henry), as capas dos três primeiros números de Texto, a apresentação do número 4 e um comentário de Nelson Werneck Sodré, na Revista Civilização Brasileira, reproduzido no 6º e último número de Texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário