quarta-feira, 6 de julho de 2016

GPLV completou cinco anos em maio

          Em maio de 2011 "nasceu" este Blog, após a criação, no dia 13 de maio daquele ano, do GPLV; o Grupo foi criado durante a 4ª Semana Luiz Vilela, evento que ocorreu na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, terra natal do escritor Luiz Vilela. O Grupo era então constituído por mestrandas da área de estudos literários de programas de pós-graduação da UFMS, tendo por sede o PPG-Letras do Câmpus de Três Lagoas. Veja, aqui, o primeiro post do Blog, com foto daquele momento.

            Veja aqui detalhes sobre a 4ª Semana Luiz Vilela; e leia aqui a ata de fundação do Grupo.

           O GPLV, nestes cinco anos, ampliou em muito o rol de pesquisadores e passou a ter, além de mestrandos de mestrados acadêmicos, pesquisadores do Profletras - Mestrado Profissional em Letras, doutorandos, graduandos em iniciação científica, planos de trabalho de TCC's e uma pesquisa de pós-doutoramento.

          No âmbito das produções acadêmicas, até a constituição do GPLV, havia sido produzida uma única tese sobre o escritor, defendida em 2006 pelo coordenador do Grupo, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (aqui e aqui), e quatro teses com capítulos sobre Luiz Vilela; no momento, quatro doutorandos, no âmbito do Grupo, realizam pesquisas sobre a obra de Luiz Vilela; em 2015, uma tese sobre Vilela foi defendida na UFSC.

         O volume de dissertações anteriores ao GPLV era maior: haviam sido defendidas, até 2011, dez dissertações sobre a obra de Vilela, a primeira em 1992; de 2011 até o momento, mais treze dissertações foram defendidas, sendo que onze delas foram orientadas pelo Prof. Rauer. No momento, há mais duas dissertações em andamento, no Grupo, sobre aspectos da obra de Luiz Vilela.

        Essas informações, com referência completa e links para a maioria dos trabalhos, está disponível na aba "Fortuna Crítica", em relação que também inclui os TCC's e monografias de especialização, além de rol de artigos e filmografia baseada na obra do escritor.

    O GPLV realizou, ao longo desses cinco anos, seis Seminários de Pesquisa, fazendo-os - além da sede do Grupo, em Três Lagoas - em Ituiutaba, com a presença do escritor durante os debates, e nos campi da UFMS de Aquidauana e Corumbá (para ver detalhes do mais recente, acesse no menu a aba "Eventos"). Tem ainda realizado, mensalmente, reuniões como Grupo de Estudos, debatendo aspectos pontuais da teoria literária ou da obra de Luiz Vilela. As convocatórias e atas de algumas dessas reuniões estão disponíveis nas notícias postadas neste Blog (veja aqui).

      Consolidado no modo de atuação, o GPLV estabeleceu, nos dois últimos anos, diversas parcerias com outros pesquisadores, na UFMS e em outras instituições, ampliando e diversificando seus interesses, conforme se constata no Seminário recentemente realizado e na participação de membros do Grupo em congressos e outras atividades acadêmicas em diversas outras instituições

        Ao fechar este balanço, provisório e parcial, informamos que em breve será divulgada a chamada do 7º Seminário do GPLV, que acontecerá neste segundo semestre, em Três Lagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário