sexta-feira, 29 de julho de 2016

DISSERTAÇÃO ANALISA LEITURA DA OBRA DE LUIZ VILELA NO ENSINO FUNDAMENTAL

     Está marcada para o dia 30 de agosto, às 14h30, no Câmpus 1 da UFMS de Três Lagoas, a defesa da dissertação Luiz Vilela em contexto extracurricular: alternativas metodológicas para o ensino de literatura. A pesquisa foi realizada por Ângela Nubiato Lopes em um colégio de Araçatuba, SP, tendo por orientador o Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e sendo co-orientadora a Profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza. Atuarão como arguidoras as Profas. Dras. Ana Lúcia Espíndola (CPTL/UFMS) e Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes).
          Em sua pesquisa-ação, desenvolvida no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS, Angela Nubiato Lopes trabalhou no âmbito da escolarização da literatura, aplicando de início as alternativas metodológicas propostas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar na obra Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993) e em um segundo momento com a criação de Círculos de Leitores.
          De Luiz Vilela foram lidos pelos alunos diversos contos e duas novelas. Os contos foram selecionados entre aqueles que constam de antologias destinadas ao público escolar. Entre as três novelas do escritor, os alunos leram a primeira, O choro no travesseiro (1979), e a mais recente até o momento, Bóris e Dóris (2006).
      Para a pesquisadora, sua estratégia "para despertar nos alunos o interesse de se tornarem leitores literários", foi "estruturar as aulas fora do período obrigatório" , explicando que escolheu a obra de Luiz Vilela para leitura para se valer de "autor brasileiro que expõe temas com profundidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que propicia reflexão crítica sobre a linguagem e a sociedade".
        O resultado do trabalho com os alunos, que iniciaram o projeto no 8º ano e o concluíram quando no 9º ano, mostrou, segundo Ângela Lopes, que "a escolha de textos literários fora dos best-sellers e das imposições da indústria cultural e da cultura de massa resultam em formação literária e crítica que normalmente não verificamos na escolarização da literatura, nos moldes escolares triviais".
           Deixamos desde já o convite para que assista à banca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário