sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

GPLV RECEBE APOIO FINANCEIRO DO CNPQ


Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Luiz Vilela
recebe 19 mil reais de Edital CNPQ / Capes

O projeto “Luiz Vilela: Documentário e acervo”, dos pesquisadores Rauer Ribeiro Rodrigues e Pauliane Amaral,  do câmpus da UFMS em Três Lagoas, foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com apoio financeiro em edital para projetos de inovação científica, tecnológica e de inovação na área de Ciências Humanas. O valor total do benefício, 19 mil reais, será utilizado na aquisição de material permanente, que ficará à disposição do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (GPLV) após a conclusão do projeto, e para custeio tendo em vista a realização de um documentário biográfico sobre o escritor Luiz Vilela.
O GPLV, criado a partir de proposta do professor Rauer a mestrandos ligados à UFMS, foi fundando em 2011 no câmpus de Três Lagoas. Hoje, o GPLV conta com cerca de 20 pesquisadores que desenvolvem trabalhos sobre ou a partir da obra do escritor Luiz Vilela no Programa de Pós-Graduação em Letras e no PROFLETRAS. No momento, o GPLV articula uma série de iniciativas com professores e grupos de pesquisadores de outras instituições, em especial no âmbito da Rede CO3 (Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas) e com a UFU – Universidade Federal de Uberlândia.
Pesquisadora participante do projeto “Luiz Vilela: Documentário e acervo”, Pauliane Amaral, doutoranda em Letras, também atuou na fundação do GPLV. Sobre a importância do projeto, Pauliane afirma que pode contribuir para o ensino de literatura no ensino regular ao possibilitar que o professor traga para a sala de aula mais uma ferramenta de ensino, o documentário: “Com o documentário, o professor não só terá a chance de apresentar a obra de Luiz Vilela aos alunos de uma maneira diferente, mas também dinamizar o ensino de literatura”. Para o professor Rauer, com a liberação desses recursos por parte do CNPQ, o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela ingressa em novo momento, a partir do qual, com outros editais, ampliará seu leque de pesquisas e atividades.
O projeto agora aprovado, inscrito na Chamada MCTI / CNPQ / MEC / CAPES nº 22/2014 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, através do Processo 471856/2014-2, deve ser realizado em até 36 meses e compreende diversas etapas, inicialmente com pesquisa em fonte documental junto ao acervo particular do escritor e entrevistas com Luiz Vilela, e em seguida com as fases finais de edição e finalização do vídeo-documentário. Rauer e Pauliane, no entanto, pretendem concluir o vídeo e disponibilizá-lo gratuitamente para as escolas até o primeiro semestre de 2016.
Mais informações sobre o GPLV, seus membros e o projeto “Luiz Vilela: Documentário e acervo” podem ser solicitadas pelo e-mail < gpluizvilela@gmail.com > ou encontradas no site do grupo: 
                                          
http://www-nt.ufms.br/research/view/id/460


Nenhum comentário:

Postar um comentário