sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Integrantes do GPLV fazem comunicação no IV SIELP

          Integrantes do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela fizeram hoje comunicações no IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, em Uberlândia, MG. As apresentações ocorreram no Grupo Temático "Leitura e letramento no âmbito do PROFLETRAS", proposto pelos professores Rauer Ribeiro Rodrigues e Eunice Prudenciano de Souza, coordenador e vice-coordenadora do GPLV.

       O Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e a Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (UFMS) apresentaram a comunicação "O ensino de literatura na matriz curricular do PROFLETRAS". Analisaram as ementas das linhas de pesquisa e da única área de concentração do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, conhecido pela sigla PROFLETRAS, e debateram as ementas das disciplinas. Concluíram ser mínima a presença dos estudos literários na proposta, que desconsidera o aspecto formador primordial da leitura literária no aprendizado da Língua e na capacitação crítica do aluno.

             Durante a apresentação, o Prof. Rauer discorreu sobre a disciplina "Leitura do texto literário", que ministrou em 2014 no PROFLETRAS, e a Profa. Alcione expôs dados de sua pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida na UEMS de Paranaíba, sobre as dificuldades de professores do Ensino Fundamental no trabalho com a literatura em sala de aula.

            A Profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza (UFMS) e a acadêmica do PROFLETRAS Karina Torres Machado (UFMS) apresentaram a comunicação "O papel da literatura em sala de aula". Elas discorreram sobre a leitura de contos de Luiz Vilela em uma Escola Estadual da cidade de Bauru - SP. Deram ênfase à leitura literária, com realce dos aspectos da construção da narrativa e dos efeitos de sentido construídos pela linguagem ficcional.

             Veja abaixo dois momentos das comunicações do GT "Leitura e letramento no âmbito do PROFLETRAS", no SIELP/2014.


Profs. Eunice e Rauer, do GPLV, e Paulo Zampiere, mestrando do
PROFLETRAS da UFMS de Três Lagoas, durante o IV SIELP
Profa. Rosemere Ferreira da Silva (UNEB) faz sua comunicação, observada pelo acadêmico Rafael Barros
dos Santos (UNEB) e outro aluno, no encerramento do GT no primeiro dia do SIELP / 2014

2 comentários:

  1. Parabéns Paulo, parabéns prof. Rauer. O PROFLETRAS/UFMS/CPTL foi muito bem representado. Neusa Helena.

    ResponderExcluir
  2. Grato, Neusa Helena, pelo comentário.

    ResponderExcluir