segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Luiz Vilela entrega prêmio de Concurso no 3º Fliaraxá

:: Cultura e Arte :: 

Fliaraxá premia futuros escritores que participam do Concurso Infanto-Juvenil de Redação
Os autores das cinco melhores redações foram agraciados com um troféu no palco principal do festival










A emoção na entrega dos prêmios tomou conta dos presente na solenidade: Luiz Vilela entrega
placa à vencedora do Concurso Infanto-Juvenil de Redação em cerimônia do 3º Fliaraxá
Luiz Vilela e premiados em redação no 3º Fliaraxá 
Contação de história no 3º Fliaraxá

Carpinejar, no 3º Fliaraxá


O penúltimo dia de Fliaraxá começou a homenagem ao escritor Luiz Vilela e ao patrono do festival, Wander Pirolli, representado pela viúva Maria Aparecida Ferreira Pirolli. Em seguida ocorreu a entrega dos prêmios do II Concurso Infanto-Juvenil de Redação. 

Os autores das cinco melhores redações foram agraciados com um troféu no palco principal do festival. Os diretores das escolas premiadas também foram homenageados com uma placa. A solenidade de premiação contou com as presenças de Afonso Borges, idealizador do Fliaraxá, dos escritores Luiz Vilela e Humberto Werneck, da senhora Maria Aparecida Ferreira Pirolli e de Antônio Gilberto, diretor administrativo. 

A emoção na entrega dos prêmios tomou conta de quem esteve presente na solenidade e principalmente dos cinco ganhadores que explicaram o que pensam sobre a leitura. 

\"Eu escrevi sobre o que acho sobre a importância da leitura, sobre tudo o que a literatura faz pra gente. Com certeza a leitura faz um mundo melhor, se não for a leitura, você não consegue ser alguém na vida. Tem que ler!\" (5º lugar - Vinicius Manoel da Silva Libânio, 14 anos, cursa o oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Primo de Melo)

\"A leitura é para todos, não é só pra quem tem condições, todo mundo tem o direito de ler, você pode achar, comprar, ganhar livros, tem livro para todas as pessoas. A leitura faz um mundo melhor porque ajuda as pessoas a compreender o mundo, a gente pode estar aqui, pode estar num outro lugar, num castelo\". (4º lugar - Ana Eliza Ribeiro Rodrigues, de 11 anos, cursa o quinto ano do ensino fundamental no Colégio São Domingos)

\"Escrevi sobre um autor alemão, Herman Hesse, que marcou minha vida, e definiu minha futura profissão, psicologia. Um festival como esse faz com que a gente tenha mais vontade de ler, de buscar o conhecimento e nessa busca, a gente faz um mundo melhor\". (3º lugar - Marísia Pereira Ribeiro Machado, 18 anos, cursa primeiro ano do ensino médio, do Colégio Monteiro Lobato)

\"Escrevi sobre os benefícios que a leitura traz e esse prêmio foi um incentivo para eu continuar\". (2º lugar - Stefany Tereza Bispo Melchior, 15 anos, cursa o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dom José Gaspar)

\"Foi muito bom, eu escrevi sobre a leitura para um mundo melhor. Gostei de escrever e vou continuar\". (1º lugar - Sofia Deckers de Faria, sete anos, cursa a segunda série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Delfim Moreira)

Ao todo, 3.200 estudantes de 28 escolas públicas, particulares e rurais participaram do concurso. Além do troféu, cada um dos cinco ganhadores receberá uma quantia em dinheiro oferecido pela CBMM, patrocinadora do evento. As escolas classificadas ganharão, cada uma, uma caixa de livros.

Assim como nos outros dias, o público pôde conferir debates com grandes escritores que analisaram assuntos de relevantes da sociedade atual. O ponto alto da manhã foi o bate-papo com o escritor Fabrício Carpinejar, que falou sobre o “As Várias Faces do Bullyng”. A programação da manhã foi encerrada com um debate sobre o tema A Crônica: Entre o Conto e o Artigo, que contou a participação de Afonso Borges e dos escritores Humberto Werneck e Kledir Ramil. 

As atividades da tarde prometem agitar o público do Fliaraxá. Rodrigo Libânio promove brincadeiras e contação de histórias com o público infantil. A série de oficinas traz para o público nomes como Raphael Montes, Santiago Nazarian, Laura Conrado, Fábio Cesnik, Evandro Ferreira e Najla Assy. 

Para a série de debates subiram ao palco principal nomes como Zuenir Ventura, Martha Gabriel, José Goldfard, Clóvis de Barros e Leila Ferreira. Com o objetivo de promover outras vertentes da arte, uma intervenção de grafite colocará a cultura de rua dentro do Fliaraxá. O sábado foi encerrado com o ator Alexandre Borges que apresentou o espetáculo teatral “Poema Bar”, no auditório principal da Fundação Calmon Barreto. 

http://jornalaraxa.com.br/noticia/pagina/id/1004

Nenhum comentário:

Postar um comentário