quinta-feira, 19 de maio de 2011

Registro da 4a. Semana Luiz Vilela no "Jornal do Pontal"

Disponível em: http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=4951.

CULTURA
Luiz Vilela participou do encerramento da 4ª Semana realizada em sua homenagem

Ituiutaba, Jornal do Pontal, 17 de Maio de 2011 - texto original de Hairton Dias, assessor de imprensa da Fundação Cultural de Ituiutaba - FCI (http://fundacaoituiutaba.com.br/)


Numa promoção da Fundação Cultural (FCI) em parceria com a Fundação Educacional de Ituiutaba (Feit), encerrou-se na última sexta-feira, 13, a 4ª Semana Luiz Vilela, quando o autor de vários livros e contos marcou presença, oportunidade em que brindou aos participantes do evento, lendo um conto inédito de sua autoria, intitulado “Bem”, no qual mostrou a sutileza e a facilidade com que escreve, o que lhe proporciona o reconhecimento nacional de ser um dos mais consagrados contistas do País.

A realização pela quarta vez da Semana que homenageou Luiz Vilela contou com a presença de vários escritores ituiutabanos, como Regina Marques, Lidiane Ribeiro, Edson Ângelo Muniz, Alciene Ribeiro Leite, Enio Eustáquio Ferreira, Leila Miguel, Rauer Ribeiro Rodrigues, e diretores, professores e estudantes de escolas de curso médio e superior de Ituiutaba e Mato Grosso do Sul, tais como Feit/UEMG, IFTM, UFMS, EMMA, Polivalente, Bias Fortes, Tonico Franco e João Pinheiro.

A realização contou ainda com as parcerias da Paranaíba Transportes, ALAMI, Líder Hotel, Restaurante Imperador e vários outros segmentos que apoiam o desenvolvimento da Cultura em Ituiutaba.

A abertura da semana contou com a apresentação do Coral Municipal Abrão Calil Neto, sob a regência da maestrina Mirza Maria Cury Diniz homenageando o autor. Tivemos a exibição de um filme, Bóris & Dóris, adaptado da obra de Luiz Vilela. Posteriormente à exibição do filme ocorreu debate mediado pelo escritor ituiutabano Rauer Ribeiro Rodrigues, diretor do filme e que trouxe para o evento estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS - que fazem mestrado baseado na obra do escritor.

A 4ª Semana Luiz Vilela prosseguiu no dia 10 com o tema “O inferno é aqui mesmo? Escritores jornalistas desvendam os bastidores das redações”, palestra de Cristiane Costa, jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, autora do livro Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil, 1904-2004, seguida de debate com o público.

Houve também a exibição de um vídeo com entrevista dada por Luiz Vilela em 2007, em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil, no projeto “Laboratório do Escritor”.

No dia 12, seria proferida a palestra “O politicamente incorreto nas entrevistas de Luiz Vilela”, pelo professor José Carlos Zamboni, escritor e doutor em Letras que atua na Universidade Estadual Paulista – UNESP, mas o encontro foi cancelado devido o palestrante estar com uma forte virose. A palestra do escritor José Carlos Zamboni ficou para ser proferida em data a ser marcada.

Em substituição, sob a coordenação do escritor e professor Rauer Ribeiro Rodrigues, e contando com a participação das estudantes mestrandas da UFMS, foram apresentados vários trabalhos pelas estudantes que pesquisam Luiz Vilela, cada uma enfocando um tema baseado na obra do escritor. São elas: Fabrina Martinez de Souza, Janaina Paula Malvezzi Torraca da Silva, Laura Eliane de Magalhães  Alvarez Delgado,  Raquel Celita Penhalves dos Reis,  Rosana da Silva Araújo e Pauliane Amaral.

No dia 13 ocorreu o encerramento da Semana, quando o escritor Luiz Vilela fez a leitura do conto inédito “Bem”. Em seguida aconteceu um debate e o escritor respondeu perguntas do público presente. Posteriormente ocorreu uma sessão de autógrafos.

O presidente da Fundação Cultural, professor Francisco Roberto Rangel, esteve presente no encerramento da Semana e disse que sem dúvida o evento foi um sucesso: "estamos aqui encerrando a 4ª Semana Luiz Vilela onde foi mostrada a sua obra. Tivemos a participação de vários palestrantes, destaque para Cristiane Costa, jornalista e doutora em comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudiosa da obra de Vilela, inclusive o doutorado que ele fez foi baseado em um dos livros do autor. Sua presença enriqueceu a realização desse evento”, afirmou.

Afirmou ainda: “Luiz Vilela, prata da casa, é um dos grandes escritores brasileiros e um dos maiores contista do país. Seus contos são discutidos em várias faculdades do Brasil, inclusive tivemos um professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, da cidade de Corumbá, Rauer Ribeiro Rodrigues, que trouxe as suas alunas mestrandas para participarem dessa semana que se encerra hoje”, disse Rangel.

O escritor e professor Rauer Ribeiro Rodrigues destacou a importância do encontro, afirmando que Luiz Vilela é referência como escritor, um dos maiores contistas brasileiros de todos os tempos, reconhecido internacionalmente. Disse que foi uma honra participar da 4ª Semana que homenageia o escritor, representando a Universidade Federal de Matogrosso do Sul, UFMS, especialmente por que está acompanhado de seis estudantes, suas orientandas, que fazem mestrado com pesquisas sobre a obra de Luiz Vilela.

Um comentário:

  1. joao assis de oliveira10 de fevereiro de 2013 00:50

    Bravo, Rauer. A musa agradece! Abrcs.

    ResponderExcluir