terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Lindas pernas", por Ederval Fernandes


CONTISTAS BRASILEIROS #1 – LUIZ VILELA

por ederval fernandes em 07 de fev de 2012 às 17:19
IMG_0557.JPG
Caso este rápido comentário fosse para constar na orelha de alguma coletânea de contos do escritor mineiro Luiz Vilela, eu começaria parafraseando Antonio Cândido, o célebre crítico uspiano. Candido não poderia ser mais preciso ao descrever as habilidades do contista Vilela de maneira tão clara e objetiva. Diz Cândido: que a força de Luiz Vilela está no diálogo e também na “absoluta pureza” de sua linguagem.
Acabo de ler a coletânea Lindas Pernas (1979, Livraria Cultura Editora) do escritor mineiro. O livro tem uma curiosidade, ele é composto somente de contos premiados em concursos literários. São 15 contos curtos, média de 10 páginas cada, cujo compromisso com as premissas básicas do conto moderno (ao menos as mais alardeadas e admitidas, como a coesão, a clareza e a agilidade) é levado ao extremo.
Definitivamente as invenções formais não fazem parte do leque literário de Luiz Vilela, que, me parece, tem por obsessão o contínuo aprimoramento com a linguagem escrita, seja quando praticamente extingue suas diferenças em relação à linguagem falada em seus magníficos diálogos, seja quando, ao assumir a pecha de narrador, elimina todas as ambigüidades desnecessárias, deixando apenas aquelas intencionais e fundamentais a cada conto. Há em sua linguagem uma espontaneidade e uma fluidez que impressionam. A temática dos contos que compõe Lindas Pernas é variada, há desde discussões conjugais (Abismos), solidão e desamparo (Feliz Natal e Bichinho Engraçado), amizades desfeitas (Todas Aquelas Coisas) e toda sorte de pequenos acontecimentos cotidianos que, afinal, formam grande parte da vida urbana contemporânea.
Este ano de 2012 tenho como projeto ler o quando puder de literatura brasileira, que, descontando alguns clássicos e obras contemporâneas esparsas, conheço muito pouco ou quase nada. Tenho tantas lacunas na minha formação de leitor de literatura brasileira que se eu for citar apenas as mais importantes, certamente mais duas páginas de Word não seriam suficientes. Talvez por não ter lido, no início da minha formação como leitor, autores brasileiros cuja linguagem se aproximasse mais de algo ágil e direto (características que eu tenho certa predileção como leitor) ou de aspectos mais urbanos e menos regionalistas, contraí daí esta constrangedora ignorância em relação à literatura do meu país. Não acredito e não sou nenhum entusiasta de nacionalismos, e desconfio profundamente de pessoas que os promovam e os declamem, mas como interessado em literatura que sou (afinal de contas, será com ela que irei trabalhar caso eu vire mesmo professor), acho que chegou o momento de eu demolir certos preconceitos e ler e conhecer mais seriamente autores além de Graciliano Ramos, Machado de Assis e outros muito poucos. Luiz Vilela foi uma boa descoberta. Um bom começo (ou recomeço). Fiquei entusiasmado. Recomendo.
edervalfernandes
Artigo da autoria de Ederval Fernandes.
Ederval Fernandes é baiano de Feira de Santana..
Saiba como fazer parte da obvious.
http://lounge.obviousmag.org/a_estetica_da_sinceridade/2012/02/contistas-brasileiros-1-luiz-vilela.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário