sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Imagem inline 1
Em abril de 1967, em Belo Horizonte, o jovem Luiz Vilela, então com 24 anos, lançou seu primeiro livro, Tremor de Terra. Na noite do lançamento, chegou de Brasília o telegrama com a notícia de que aquela coletânea de contos ganhara o Prêmio Nacional de Ficção, desbancando alguns escritores consagrados e gerando saborosas histórias de bastidores. O volume se firmou, sendo seguidamente republicado por editoras de alcance nacional, e chega agora – nos seus 50 anos – à 10ª edição, constando das leituras obrigatórias do vestibular da UNIMONTES. Por seu lado, Luiz Vilela se consolidou como um dos maiores contistas da literatura brasileira em todos os tempos, e atualmente seus lançamentos – romances, novelas ou contos – alcançam repercussão crítica e obtêm premiações expressivas. Trataremos, neste minicurso, dos contos do livro, apresentado inicialmente um panorama da sua diversidade formal, estilística, e discorrendo sobre algumas das invariantes temáticas que retornarão obsessivamente nas obras posteriores do escritor. Em um segundo momento, à maneira de uma oficina pedagógica, trabalharemos coletivamente na análise de alguns dos contos, aprofundando as questões gerais apontadas na primeira parte do curso.
Leituras prévias: Tremor de terra, de Luiz Vilela. (Recomenda-se que o livro esteja em mãos durante o curso.)
Data: 18 de Outubro, 2017
Horário: 08:00 – 12:00 | Local: Unimontes
Vagas Limitadas
Para se inscrever entre em contato pelo e-mail: crimesnaliteratura@gmail.com 
o minicurso é gratuito para inscritos no evento.
Público alvo: Estudantes das licenciaturas em letras e professores de Literatura que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Confira a programação completa do IX Seminário de Pesquisa e Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Unimontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário