A Unimontes, Universidade Estadual de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, adotou a coletânea Tremor de Terra, primeiro livro de Luiz Vilela, em seu vestibular seriado de 2017. Informações sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no Portal da instituição, aqui.
Em Montes Claros, na Unimontes, no XI Seminário de Literatura Brasileira, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho próximos, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Literários da instituição, tendo por parceria o Departamento de Comunicação e Letras e o Mestrado em Literatura Brasileira da Unimontes, o professor Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV, falará sobre o Tremor de Terra, conforme o resumo abaixo.
Luiz Vilela e o seu Tremor de Terra
Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)
Em abril de 1967, em Belo Horizonte, o jovem Luiz Vilela, então com 24 anos, lançou seu primeiro livro, Tremor de Terra. Na noite do lançamento, chegou de Brasília o telegrama com a notícia de que aquela coletânea de contos ganhara o Prêmio Nacional de Ficção, desbancando alguns escritores consagrados e gerando saborosas histórias de bastidores. O volume se firmou, sendo seguidamente republicado por editoras de alcance nacional, e chega agora à 10ª edição. Por seu lado, Luiz Vilela se consolidou como um dos maiores contistas da literatura brasileira em todos os tempos, e atualmente seus lançamentos - romances, novelas ou contos - alcançam repercussão crítica e obtêm premiações expressivas. Trataremos, aqui, dos contos do livro, apresentado um panorama da sua diversidade formal, estilística, e discorrendo sobre algumas das invariantes temáticas que retornarão obsessivamente nas obras posteriores do escritor.
O Seminário da Unimontes tem por objetivo "divulgar a pesquisa realizada por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, colocando em diálogo pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior" (veja aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário