A dissertação Luiz Vilela em contexto extracurricular: alternativas
metodológicas para o ensino de literatura já está disponível no Blog. A pesquisa foi realizada por Ângela
Nubiato Lopes em um colégio privado de Araçatuba, SP, tendo por orientador o
Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e sendo co-orientadora a Prof.ª Dr.ª Eunice
Prudenciano de Souza.
Em sua pesquisa-ação, Ângela Nubiato Lopes trabalhou no âmbito da
escolarização da literatura, aplicando de início as alternativas metodológicas
propostas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar na obra Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993); na pesquisa, alunos do Ensino Fundamental leram inicialmente, diversos contos de
Luiz Vilela; em um segundo momento, com a criação de Círculos de Leitores, foram lidas as novelas O choro no travesseiro (1979)
e Bóris e Dóris (2006), também do escritor
mineiro.
Confira abaixo o resumo do trabalho:
A proposta do projeto pedagógico, cuja aplicação é relatada nesta
dissertação, abordou a problemática da aprendizagem do ensino de leitura
literária em sala de aula e caminhos que visam contribuir na formação do leitor
literário. A pesquisa, dividida em dois grandes momentos, desenvolveu, na
primeira fase, a descrição e aplicação das cinco alternativas metodológicas
concebidas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, apresentadas no
livro Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993). A
segunda fase se desenvolveu com a criação de um Círculo de Leitura nos moldes
propostos inicialmente por Luzia de Maria, no livro O clube do
livro: ser leitor, que diferença faz? (2009), conceito posteriormente incorporado por Rildo
Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014). Como
corpus literário para aplicação da pesquisa, utilizou-se contos e novelas do escritor
mineiro Luiz Vilela. As obras de Vilela tratam de temas universais, permitem a
expansão do pensamento crítico e foram selecionadas narrativas adequadas à
faixa etária dos alunos. Entre os alunos do ensino fundamental que participaram
do projeto, os textos despertaram grande interesse e motivação, resultando em
análises críticas e sensíveis da realidade. As alternativas, no primeiro
momento, e o Círculo de Leitura, no segundo momento, em conjunto com a obra de
Luiz Vilela, pareceram adequadas, uma vez que as metodologias e a proposta do Círculo decorrem de um longo processo de pesquisa em que foram validadas e
reestruturadas. Para despertar nos alunos o interesse de se tornarem leitores
literários, optamos por oferecer as aulas fora do período obrigatório,
utilizando autor brasileiro que expõe temas com profundidade e sensibilidade,
ao mesmo tempo em que propicia reflexão crítica sobre a linguagem e a sociedade. Os resultados da
pesquisa demonstram a importância tanto da aplicação das alternativas quanto
da formação do Círculo de Leitura e a necessidade de adaptá-los ao público ao
qual a proposta é direcionada. Mostraram também que a escolha de textos
literários fora dos best-sellers e das imposições da indústria cultural e da
cultura de massa resultam em formação literária e crítica que normalmente não
verificamos na escolarização da literatura, nos moldes escolares triviais.
Para acessar o trabalho, clique aqui.
Nesta perspectiva de Ensino de Literatura em sala de aula com a obra de Luiz Vilela, destacamos, também, o trabalho de Karina Torres Machado, Literatura,escolarização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental, com abordagem no contexto de escola pública. Confira-o aqui.
Nesta perspectiva de Ensino de Literatura em sala de aula com a obra de Luiz Vilela, destacamos, também, o trabalho de Karina Torres Machado, Literatura,escolarização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental, com abordagem no contexto de escola pública. Confira-o aqui.
Para outros
trabalhos sobre a obra de Luiz Vilela no âmbito da escolarização da literatura, confira a aba “Sala de aula”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário