A
pesquisadora Ângela Nubiato Lopes, integrante do GPLV, da Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul, realizou nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2016, no Câmpus
1 da UFMS/CPTL, sob a orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e
da Prof.ª Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza, o Exame de Qualificação da
dissertação A recepção
de contos de Luiz Vilela no ensino fundamental: propostas metodológicas
inseridas em contexto educacional extracurricular.
A
partir das proposições de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar,
em Literatura: a
formação do leitor – alternativas metodológicas (1993), o trabalho de Ângela
Nubiato Lopes aborda métodos pedagógicos para o ensino de leitura literária em contexto
educacional extracurricular, utilizando os contos de Luiz Vilela como corpus literário
para as atividades práticas.
Além
da co-orientadora, Prof.ª Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza, a banca de Exame de
Qualificação foi composta pelas Prof.as Dr.as Kelcilene Grácia-Rodrigues e Ana Lúcia
Spíndola (UFMS/CPTL).
Eis
o resumo da dissertação:
O intuito desse trabalho é descrever e estudar a
inserção da obra de Luiz Vilela no ciclo II, do Ensino Fundamental, com alunos
do 8° ano, utilizando metodologias adaptadas ao contexto dos participantes. A
obra de Luiz Vilela parece-nos adequada uma vez que trata de temas universais
que vão ao encontro da faixa etária dos alunos, ao mesmo tempo em que permite a
expansão do pensamento crítico dos mesmos. Visto que a escolarização da
literatura é inevitável, o seu processo de apreensão e inserção em sala de aula
deve ser cuidadoso, por meio de alternativas metodológicas diversificadas e
eficazes, de modo a captar a riqueza da obra em sua plenitude e transformar os
alunos em "leitores voluntários e autônomos". Para despertar nos
alunos o interesse de se tornarem leitores literários, optamos por estruturar o
desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, por contos, e, posteriormente, com novelas. As aulas foram ministradas fora do
período obrigatório, utilizando autor brasileiro que expõe temas com
profundidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que propicia uma reflexão
crítica sobre a sociedade. O desenvolvimento do projeto prevê o levantamento da
problemática da formação do leitor da sociedade atual para, em seguida,
apresentar a obra de Luiz Vilela como base literária para aplicação das
propostas teórico-metodológicas presentes no livro Literatura: a formação do leitor
alternativas metodológicas, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira
Aguiar.
Palavras-chave: Escolarização da leitura. Formação de leitores. Gêneros
literários.
Abaixo, um flagrante do Exame:
Da esquerda para a direita: as professoras Kelcilene, Ana Lúcia e Eunice e a mestranda Ângela. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário