domingo, 24 de janeiro de 2016

MESTRANDA DO GPLV FAZ EXAME DE QUALIFICAÇÃO


A pesquisadora Ângela Nubiato Lopes, integrante do GPLV, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizou nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2016, no Câmpus 1 da UFMS/CPTL, sob a orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS) e da Prof.ª Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza, o Exame de Qualificação da dissertação A recepção de contos de Luiz Vilela no ensino fundamental: propostas metodológicas inseridas em contexto educacional extracurricular

A partir das proposições de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, em Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas (1993), o trabalho de Ângela Nubiato Lopes aborda métodos pedagógicos para o ensino de leitura literária em contexto educacional extracurricular, utilizando os contos de Luiz Vilela como corpus literário para as atividades práticas.

Além da co-orientadora, Prof.ª Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza, a banca de Exame de Qualificação foi composta pelas Prof.as Dr.as Kelcilene Grácia-Rodrigues e Ana Lúcia Spíndola (UFMS/CPTL).  

Eis o resumo da dissertação:

O intuito desse trabalho é descrever e estudar a inserção da obra de Luiz Vilela no ciclo II, do Ensino Fundamental, com alunos do 8° ano, utilizando metodologias adaptadas ao contexto dos participantes. A obra de Luiz Vilela parece-nos adequada uma vez que trata de temas universais que vão ao encontro da faixa etária dos alunos, ao mesmo tempo em que permite a expansão do pensamento crítico dos mesmos. Visto que a escolarização da literatura é inevitável, o seu processo de apreensão e inserção em sala de aula deve ser cuidadoso, por meio de alternativas metodológicas diversificadas e eficazes, de modo a captar a riqueza da obra em sua plenitude e transformar os alunos em "leitores voluntários e autônomos". Para despertar nos alunos o interesse de se tornarem leitores literários, optamos por estruturar o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, por contos, e, posteriormente, com  novelas. As aulas foram ministradas fora do período obrigatório, utilizando autor brasileiro que expõe temas com profundidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que propicia uma reflexão crítica sobre a sociedade. O desenvolvimento do projeto prevê o levantamento da problemática da formação do leitor da sociedade atual para, em seguida, apresentar a obra de Luiz Vilela como base literária para aplicação das propostas teórico-metodológicas presentes no livro Literatura: a formação do leitor alternativas metodológicas, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira Aguiar.
Palavras-chave: Escolarização da leitura. Formação de leitores. Gêneros literários.



 Abaixo, um flagrante do Exame:

Da esquerda para a direita: as professoras Kelcilene, Ana Lúcia e Eunice e a mestranda Ângela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário