sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Karina Torres Machado defende dissertação na UFMS

A pesquisadora Karina Torres Machado, integrante do GPLV, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, defendeu nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, no Câmpus 1 da UFMS/CPTL, sob a orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS), a dissertação Literatura, escolorização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no ensino fundamental

A partir das proposições de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, em Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas (1988), o trabalho de Karina Torres Machado aborda métodos pedagógicos para o ensino de leitura literária em sala de aula, utilizando os contos de Luiz Vilela como corpus literário para as atividades práticas.

Além do orientador, Prof. Rauer, a banca de mestrado foi composta pelas Prof.as Dr.as Maria da Glória Bordini (UFRGS) e Alcione Maria dos Santos (UFMS/CPAN).  

Eis o resumo da tese:

A presente pesquisa-ação tem por objetivo apresentar alternativas metodológicas de ensino do texto literário que possam contribuir para a escolarização do ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que essa prática se encontra defasada e arraigada em práxis descontextualizada, aquém de uma análise pautada no e pelo texto. Com a inserção de alternativas metodológicas e do trabalho com o texto literário possibilitamos aos docentes, baseando-nos nos conceitos de escolarização de Magda Soares (2006) e da leitura de literatura na escola de Marisa Lajolo (2001-2002) e de Regina Zilberman (1982, 1988, 1998), práticas que flexibilizam o currículo e contribuem para despertar o deleite literário, no processo de formação de leitores. Como corpus privilegiado, valemo-nos da obra contística de Luiz Vilela, inclusa em antologias destinadas ao público infanto-juvenil, para formar a base literária das alternativas metodológicas que buscam ir além do currículo oficial do Estado de São Paulo por promover a construção de sentidos e ampliar os horizontes de expectativas dos discentes. 

Abaixo, algumas fotos da defesa:




Prof.ª Alcione Maria dos Santos, Karina Torres Machado,
 prof.ª Maria da Glória Bordini, prof. Rauer Ribeiro Rodrigues. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário