segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Coordenador do GPLV participa de banca de dissertação sobre Luiz Vilela

O Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS/CPAN), coordenador do GPLV, fez parte da banca de Felipe Santos de Torre, da UEL, Universidade Estadual de Londrina, que defendeu nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, no Centro de Letras e Ciências Humanas, UEL, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Santos Simon, a dissertação A animalidade e a condição humana: aspectos zooliterários em contos de Luiz Vilela

Além do orientador, Prof. Simon (UEL), e do Prof. Rauer (UFMS), também compôs a banca de mestrado o Prof. Miguel Heitor Braga Vieira (UENP/CLCA).   

Eis o resumo da tese:

Essa pesquisa consiste na análise de cinco contos de Luiz Vilela em que verificamos a participação de animais enquanto personagens reveladores da condição humana. À luz dos Estudos Animais, mais precisamente pela ótica zoocrítica, verificamos aspectos que ensejam o contato entre o ser humano e o animal nas suas mais diversas possibilidades, uma vez que a literatura é um campo privilegiado para debater e acessar as fronteiras e as pontes entre humanos e demais seres vivos. As reflexões aferidas pelas análises apontam um certo apreço, da parte do autor, por animais aviltados, socialmente desconsiderados pela comunidade humana, justamente porque tais seres colaboram para que seja manejado um discurso literário pela via preponderante do imprevisto, da desestabilidade e das crises por que passa o ser humano. Dessa forma, procuramos verificar como certos contos de Luiz Vilela abordam a questão animal, e por ela, o próprio conceito de humano.

Abaixo, um flagrante da defesa:



Prof. Dr. Luiz Carlos Santos Simon, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues,
Felipe Santos de Torre e Prof. Dr. Miguel Heitor Braga Vieira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário