segunda-feira, 25 de agosto de 2014

2º Seminário do GPLV será dia 30 de agosto

2º Seminário de Pesquisa do GPLV

Dia 30 de agosto de 2014, no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS, no Câmpus 1 de Três Lagoas

Programação:

8h
Banca de Qualificação da mestranda pelo PROFLETRAS / UFMS Karina Torres Machado, com o relatório Literatura e Práticas de Ensino: A Leitura de Contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental, sendo arguidoras as Profas. Dras. Alcione Maria dos Santos (CPAN) e Maria Luceli Faria Batistote (CCHS),

sob presidência do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS / orientador).

9h45
Intervalo

10h
Debate do Projeto de Doutorado Catarse e Epifania: uma leitura semiótica das novelas de Luiz Vilela, de Euzenir Francisca da Silva, sendo debatedoras as Profas. Dras. Maria Luceli Faria Batistote (CCHS) e Eunice Prudenciano de Souza (CPTL).

Presidente: Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (UFMS).

10h40
Debate do Projeto de Doutorado O Sagrado e o Profano no romance Graça, de Luiz Vilela, de Elcione Ferreira da Silva, sendo debatedores o Prof. Lucas Fernando Gonçalves (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS) e a doutoranda Pauliane Amaral (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS).

Presidente: Profa. Dra. Eunice Prudenciano de S0uza (CPTL).

11h20
Relato do primeiro semestre da Pesquisa-Ação A Obra de Luiz Vilela na Formação de leitores no Ensino Fundamental, desenvolvida pela mestranda em Letras Angela Nubiato Lopes, sob orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS). O projeto terá por debatedoras a Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (CPAN) e a Profa. Luciene Lemos de Campos (Mestre em Estudos Fronteiriços / CPAN-UFMS).

Presidente: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues.

12h
Intervalo para almoço.

14h
Debate do Ante-Projeto de Mestrado Dupla Face da Existência nos Contos de Luiz Vilela, de Elenice Alves de Araújo Oliveira, sendo debatedores a Profa. Dra. Eunice Prudenciano de S0uza (CPTL) e o Prof. Lucas Fernando Gonçalves (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS).

Presidente: Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (CPAN).

14h30
Debate do Ante-Projeto de Mestrado Presença e Efeito de Sentido do Chiste no Romance Graça, de Luiz Vilela, de Sueli Aparecida Racanelli da Silva, sendo debatedoras a Profa. Luciene Lemos de Campos (Mestre em Estudos Fronteiriços / CPAN-UFMS) e a doutoranda Pauliane Amaral (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS).

Presidente: Profa. Dra. Eunice Prudenciano de S0uza (CPTL).

15h
Debate do Ante-Projeto de Mestrado Erotismo ou Pornografia: A Sexualidade em Luiz Vilela, de Maria do Socorro Pereira Soares Gonzaga, sendo debatedores a Profa. Luciene Lemos de Campos (Mestre em Estudos Fronteiriços / CPAN-UFMS) e o Prof. Lucas Fernando Gonçalves (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS).

Presidente: Profa. Dra. Eunice Prudenciano de S0uza (CPTL).

15h30
Debate da Súmula (pré-projeto) de Doutorado Renovando Práticas Pedagógicas: a Ficção de Luiz Vilela na Sala de Aula, de Rodrigo Andrade Pereira (mestre em Letras / Estudos Literários / UFMS), sendo debatedoras as Profas. Dras. Alcione Maria dos Santos (CPAN) e Eunice Prudenciano de Souza (CPTL).

Presidente: Prof. MSc. Luciene Lemos de Campos (SED/MS).

16h
Intervalo.

16h15
Debate do Projeto de Pesquisa de Doutorado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): Luiz Vilela na Biblioteca Escolar, de Lígia Ribeiro de Souza Zotesso (Mestre em Letras pela UEM), sendo debatedoras as Profas. Dras. Eunice Prudenciano de Souza (CPTL) e Alcione Maria dos Santos (CPAN).

Presidente: MSc. Lucas Fernando Gonçalves.

16h45
Debate do Projeto de Pesquisa Luiz Vilela e James Joyce: retomadas intertextuais, alusões, citações e referências, de Raquel Celita Penhalves dos Reis (Mestre em  Letras / Estudos Literários / UFMS), sendo debatedoras a doutoranda Pauliane Amaral (Mestre em Estudos de Linguagens / UFMS) e a profa. Dra. Eunice Prudenciano de Souza (CPTL).

Presidente: Profa. Dra. Alcione Maria dos Santos (CPAN).

17h15
Sessão Plenária de debate para considerações e perguntas dos participantes do Seminário e dos presentes ao evento. 

Presidente: MSc Pauliane Amaral (Doutoranda em Letras / Estudos Literários / CPTL-UFMS).

18h
Encerramento do 2º Seminário de Pesquisa do GPLV - Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, pelo Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV.

Após o Seminário, haverá confraternização 
no Restaurante Cupim na Telha.

Informações sobre o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, assim como sobre o escritor Luiz Vilela, estão disponíveis no blog do GPLV:
http://gpluizvilela.blogspot.com/.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Feijoada e Outros Contos, nova antologia de Luiz Vilela


     A FEIJOADA 

       E OUTROS CONTOS


                          Luiz Vilela


       Coleção: Quem lê, Sabe Por quê

Faixa etária: Leitor crítico (a partir dos 12 ou 13 anos)
ISBN: 978-85-8205-233-4
Ano: 2014
Páginas: 112
Preço sugerido: R$ 22,90
Capa: Brochura
Fomato: 14cm X 19cm
Código: 048173


RESUMO DO LIVRO .Tendo como pano de fundo a condição humana, e escritos num estilo direto e pleno de diálogos, os
13 contos de Luiz Vilela aqui reunidos dão ao leitor uma compreensão melhor da fragilidade do
indivíduo, da dificuldade das relações sociais, dos desafios do mundo e do sentido da vida.

A COLEÇÃO .Nessa fase da infância, o livro é acima de tudo uma brincadeira e a presença do adulto é fundamental. 
Nos livros para o pré-leitor – em formato grande, com textos brevíssimos ou sem texto algum – deve 
haver o predomínio absoluto da imagem. Também são fatores essenciais o humor e a técnica da 
repetição (anáfora), para manter a atenção e o interesse do pequeno leitor. As mais diversas histórias 
podem ser inventadas a partir da riqueza plástica e metafórica das imagens.

http://www.sesispeditora.com.br/catalogo/quem-le-sabe-por-que/feijoada-e-outros-contos/


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Adaptação de conto de Luiz Vilela tem pré-estreia

http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=36534#.U-09vfnIbwk 
Eventos e Acontecimentos | Publicada em 14/08/2014 às 17:35:27h
Marco realiza pré-lançamento de filmes 
do cineasta Reynaldo Paes de Barros

Divulgação

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no Marco (Museu de Arte Contemporânea de MS) o pré-lançamento de dois filmes do cineasta sul-mato-grossense Reynaldo Paes de Barros na próxima segunda-feira (18 de agosto) às 19h30. Os filmes foram realizados em Campo Grande com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC). 

Intitulado “Confissão” o primeiro filme a ser exibido é um curta-metragem de 17 minutos, baseado no conto homônimo do escritor mineiro Luiz Vilela, onde um menino expõe ao padre confessor a tentação e seu drama de consciência ao flagrar a intimidade de uma vizinha. 

Já o filme “Matem...Os outros!”, é um média metragem de 27 minutos que, sem maniqueísmo, apresenta uma visão contundente do conflito de terras entre fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul. “São filmes para um público adulto em que conceitos e preconceitos são expressos livremente e que pretendem instigá-lo e levá-lo a uma reflexão”, comenta Reynaldo Barros. Participam dos filmes os atores Espedito Di Montebranco, Vitor Samudio, Victor Wagner e a atriz Luciana Kreutzer. Já a equipe técnica foi formada por Julio feliz, Jonas Feliz e Israel Miranda. 

Reynaldo Paes de Barros nasceu na fazenda Pindaival no Pantanal de Santo Antônio do Leverger, mas passou toda infância em Campo Grande onde cursou o primário, depois foi para São Paulo fazer o ginásio e em seguida para o Rio de Janeiro onde fez segundo grau e posteriormente para Los Angeles, onde estudou cinema na University Of Califórnia. 

Voltou para o Brasil em 1964. Com a experiência dos Estados Unidos e dominando a língua inglesa acabou participando de várias co-produções Européias no Brasil e de dois longas metragens do Tarzan realizados aqui no país por produtoras norte-americanas. Em 1967 dirigiu seu primeiro longa “Férias no Sul” obra que sedimentou a carreira do ator David Cardoso. 

Já em 1968 filmou "Agnaldo, Perigo à vista" e, em 1971, “Pantanal de Sangue” uma obra de ficção que registra pela primeira vez em cores, uma grande cheia no Pantanal. Posteriormente em 1978, dirigiu "A Noite dos Imorais". Como diretor de fotografia trabalhou nos filmes "Menino de Engenho" (1965), "Anjo Loiro" (1973), "Amadas e Violentadas" (1975) e “Possuídas pelo pecado” e "Chão Bruto" (1976). 
Serviço: Os filmes serão exibidos no auditório do MARCO em 18/08 (segunda-feira) às 19h30min. Mais informações pelo telefone (67) 3326-7449. 
O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas.  
Contato para imprensa: 
Reynaldo Paes de Barros -
 (67) 9988-6077.
Por: Ass.Imprensa-FCMS 

Nas imagens, momentos de gravação dos dois curtas
metragens de Reynaldo Paes de Barros



























































































































































































DIRETOR NÃO FOGE DE TEMAS POLÊMICOS - AQUI.


Veja a repercussão da noite de lançamento aqui e aqui.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A "Graça" do Nada: aspectos filosóficos da obra de Luiz Vilela

O mestrando Lucas Fernando Gonçalves defende, neste mês, no Mestrado em Estudos de Linguagens, na UFMS de Campo Grande, a dissertação A "GRAÇA" DO NADA: alguns aspectos filosóficos da ficção de Luiz Vilela. A banca será presidida pelo orientador, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e composta pelos professores drs. Wilton Barroso Filho (UnB) e Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS).

A Banca de Defesa acontecerá na Sala 2 do Mestrado em Educação, no CCHS / UFMS, no dia 19 de agosto, uma terça-feira, e terá início às 8h.

Abaixo, o resumo da pesquisa desenvolvida:
Este trabalho tem como corpus o romance Graça, de Luiz Vilela, à luz de quatro conceitos: o ceticismo, de Pirro de Élis; a compaixão, de Schopenhauer; o niilismo, de Nietzsche; e o existencialismo, que decorre de Kierkegaard a Sartre. Para deslindar esse enredo de substrato filosófico, valemo-nos, no âmbito das categorias da narrativa e dos elementos da teoria literária, de aspectos concernentes à construção das personagens, da elaboração da diegese e do estudo do ponto de vista romanesco, além de nos valermos da expressiva fortuna crítica que recebeu o romance de Vilela. Esta análise busca uma nova interpretação desse romance frente à crítica já existente, assim como mostrar, na obra do ficcionista mineiro — com a retomada do conceito de Além-do-Homem, por meio do pensamento nietzschiano — uma visão ontológica do ser-no-mundo vivenciado pela personagem Epifânio. Concluímos que a obra contém características concernentes aos conceitos filosóficos do ceticismo, da compaixão, do niilismo e do existencialismo, forjando uma cosmovisão que alia o hedonismo à defesa de um homem estoico, capaz de — pela arte literária — superar a mediocridade banal da vida de todos os dias. 


PALAVRAS-CHAVE: Dasein; Filosofia; Literatura Brasileira Contemporânea; Übermensch.