sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A "Graça" do Nada: aspectos filosóficos da obra de Luiz Vilela

O mestrando Lucas Fernando Gonçalves defende, neste mês, no Mestrado em Estudos de Linguagens, na UFMS de Campo Grande, a dissertação A "GRAÇA" DO NADA: alguns aspectos filosóficos da ficção de Luiz Vilela. A banca será presidida pelo orientador, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e composta pelos professores drs. Wilton Barroso Filho (UnB) e Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS).

A Banca de Defesa acontecerá na Sala 2 do Mestrado em Educação, no CCHS / UFMS, no dia 19 de agosto, uma terça-feira, e terá início às 8h.

Abaixo, o resumo da pesquisa desenvolvida:
Este trabalho tem como corpus o romance Graça, de Luiz Vilela, à luz de quatro conceitos: o ceticismo, de Pirro de Élis; a compaixão, de Schopenhauer; o niilismo, de Nietzsche; e o existencialismo, que decorre de Kierkegaard a Sartre. Para deslindar esse enredo de substrato filosófico, valemo-nos, no âmbito das categorias da narrativa e dos elementos da teoria literária, de aspectos concernentes à construção das personagens, da elaboração da diegese e do estudo do ponto de vista romanesco, além de nos valermos da expressiva fortuna crítica que recebeu o romance de Vilela. Esta análise busca uma nova interpretação desse romance frente à crítica já existente, assim como mostrar, na obra do ficcionista mineiro — com a retomada do conceito de Além-do-Homem, por meio do pensamento nietzschiano — uma visão ontológica do ser-no-mundo vivenciado pela personagem Epifânio. Concluímos que a obra contém características concernentes aos conceitos filosóficos do ceticismo, da compaixão, do niilismo e do existencialismo, forjando uma cosmovisão que alia o hedonismo à defesa de um homem estoico, capaz de — pela arte literária — superar a mediocridade banal da vida de todos os dias. 


PALAVRAS-CHAVE: Dasein; Filosofia; Literatura Brasileira Contemporânea; Übermensch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário