terça-feira, 20 de maio de 2014

Festival Nacional do Conto acontece de 19 a 25 de maio em Florianópolis


O conto, gênero que consagrou escritores brasileiros como Luiz Vilela, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca, é o destaque de evento que acontece de 19 a 25 de maio em Florianópolis, tendo como convidado o contista Sérgio Sant’Anna. Para Carlos Schroeder, organizador do evento, escritores como Luiz Vilela, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca e Sérgio Sant’Anna, por si só justificariam o destaque, pois somente “[e]sses quatro nomes são uma escola literária. Só com eles consigo defender a ideia de que o conto é o gênero mais forte no Brasil, não o que mais vende nem o mais publicado, mas em termos qualitativos.”

Luiz Vilela foi um dos destaques da programação da edição anterior do Festival (veja aqui), ocasião em que fez a leitura do conto “Era aqui”, do livro Você Verá, inédito na época, e participou de um bate-papo com o público.

O 4º Festival Nacional do Conto é o único do gênero na América Latina, inspirado no Festival Europeu do Conto, realizado em Zagreb, na Croácia. O evento chega à sua quarta edição com programação mais extensa – de 5 passou a 7 dias e acresceu mais 4 autores aos 13 dos anos anteriores. Além de Sant’Anna, responsável por abrir a programação com um bate-papo, eis os demais contistas que participarão do evento: Altair Martins, André Sant’Anna, André Timm, Cíntia Moscovich, Daniel Pellizzari, Fábio Brüggemann, Fernando Bonassi, Luísa Geisler, Luiz Roberto Guedes, Márcia Denser, Noemi Jaffe, Rafael Gallo, Sérgio Medeiros, Paulo Sandrini, Péricles Prade e Sérgio Fantini. Além das mesas de debates, serão apresentados dois espetáculos e oferecida uma oficina literária com Sérgio Fantini.

Schroeder criou o Festival Nacional do Conto pela primeira vez em Jaraguá, em 2010, e desde então o evento se tornou referência na área.  Escritores consagrados e outros novatos fizeram parte das edições anteriores do evento que tem como proposta promover a difusão e a discussão de um gênero já consolidado em terras brasileiras e um dos mais populares do globo. 

O Festival é uma realização do SESC SC e da Design Editora e conta com o apoio da Editora UFSC.

Gratuito
Teatro Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis)
Mais informações: (48) 3229-2200
Programação completa e inscrições: festivalnacionaldoconto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário