segunda-feira, 24 de março de 2014

ARTIGOS SOBRE CONTOS DE LUIZ VILELA SÃO PUBLICADOS EM REVISTA DE SEMIÓTICA


Dois estudos sobre Luiz Vilela foram publicados no final de 2013 nos Cadernos de Semiótica Aplicada, periódico científico da área de Letras publicado pela UNESP de Araraquara. Os artigos “Em busca da infância perdida em ‘A volta do campeão’”, de Eunice Prudenciano de Souza, e “A configuração passional da cólera no conto ‘Depois da Aula’, de Luiz Vilela”, de Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, foram publicados nos Cadernos de Semiótica aplicada (CASA), v.11. n. 2, dez. 2013.

Eis o trecho da apresentação do periódico que trata dos artigos sobre a obra de Luiz Vilela: “Para encerrar o presente número, reunimos artigos que tratam de contos, dos contos de fadas à literatura contemporânea, como em “Valores e efeitos passionais em jogo em ‘A roupa nova do rei’: uma análise semiótica”, de Suany Oliveira Moraes, “Os programas narrativos de ‘A carne do metrô’, conto de Rodrigo Lopes de Barros: do mais menos ao mais mais”, de Milton Francisco, “Em busca da infância perdida em ‘A volta do campeão’”, de Eunice Prudenciano de Souza, e “A configuração passional da cólera no conto ‘Depois da aula’, de Luiz Vilela”, de Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello. Estes dois últimos trabalhos, coincidentemente, exploram o universo ficcional de Luiz Vilela, permitindo ao leitor familiarizar-se com a análise semiótica da obra do escritor mineiro, já estudada por pesquisadores como Wania de Sousa Majadas e Rauer Ribeiro Rodrigues, entre outros.” Rauer coordena o GPLV, e Eunice integra o Grupo de Pesquisa. Para ler a íntegra da apresentação, do editor dos CASA, Jean Cristtus Portela, clique aqui.

Eis o resumo do artigo de Eunice Prudenciano de Souza:
Por meio da presente análise, à luz da teoria semiótica greimasiana, demonstramos o modo como o tema do idoso excluído da vida social aparece na narrativa de Luiz Vilela. Para tanto, destacamos “A volta do campeão”, conto em que o protagonista, um homem doente de quase sessenta anos, passa seus dias entediado e desinteressado de tudo, até encontrar um grupo de garotos jogando bilocas que o faz reviver emoções perdidas na infância. A despeito de encontrar um novo sentido para sua vida, as pressões da família fazem com que a personagem desista dos novos amigos. Ocorre então a resignação de Edmundo, que renuncia aos valores positivos responsáveis por sua transformação. A casa familiar figurativiza o espaço de onde emana a opressão. Mesmo “cansado”, a casa é o lugar para o qual o sujeito reconhece voltar e permanecer, afinal é o espaço delegado pela sociedade para um homem de sessenta anos. No conto, normas e comportamentos situam a velhice à margem dos relacionamentos sociais e a voz do narrador, ao solidarizar-se com a solidão a que o idos é relegado, é dissonante diante do status quo.
Palavras-chave: Família; Idoso; Semiótica; Sociedade; Valores.
Veja a referência completa aba Fortuna Crítica; clique aqui e baixe o arquivo, ou aqui e o leia no site da revista.

            Eis o resumo do artigo de Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello:
O presente trabalho visa a analisar o conto “Depois da aula” de Os melhores contos (1988) de Luiz Vilela. A narrativa conta a história de três alunos que são suspeitos de terem feito um desenho caricato da professora. O conto mostra as tentativas da professora de obter a delação do responsável pelo desenho. A situação extremamente tensa faz nascer entre os sujeitos, alunos e professora, diferentes estados de alma, tais como desespero, indiferença, medo, cólera, dentre outros. A finalidade deste trabalho é analisar a configuração patêmica da cólera nesse conto. A fundamentação teórica é a Semiótica de linha francesa, mais especificamente a chamada Semiótica das paixões. Não se fará, contudo, uma exposição teórica exaustiva e de forma sistemática de todos os conceitos teóricos utilizados neste artigo. Referir-se-á, no entanto, àqueles conceitos e procedimentos que são considerados chaves à compreensão da cólera. Em outras palavras, a natureza desse trabalho é prática. Quer-se analisar um conto da literatura brasileira, tendo como base a epistemologia passional da cólera apresentada por alguns pesquisadores que tratam do assunto.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; Conto; Luiz Vilela; Semiótica das Paixões; Cólera.
...     Veja a referência completa aba Fortuna Crítica; clique aqui e baixe o arquivo, ou aqui e o leia no site da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário