sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Doutorado em Letras abre Processo Seletivo

Doutorado em Letras do Campus da UFMS de Três Lagoas
abre inscrições para seu primeiro processo seletivo

José Batista de Sales
Kelcilene Grácia-Rodrigues
Rauer Ribeiro Rodrigues

O Programa de Pós-Graduação Curso de Doutorado em Letras da UFMS, Câmpus de Três Lagoas, com áreas de concentração em Estudos Linguísticos e em Estudos Literários, informou nesta primeira semana de 2014 que o Edital para selecionar os alunos que vão compor, nos próximos quatro anos, a primeira turma de doutoramento em Letras da instituição, será divulgado nos próximos dias. As inscrições serão em janeiro e fevereiro, as provas e a entrevista serão em março, e as aulas terão início no mês de abril, conforme calendário aprovado pela CAPES.
Diante da notícia, fazemos aqui um pequeno histórico do PPG-Letras da UFMS.
Há aproximadamente quinze anos, foi divulgada a informação de que o Câmpus da UFMS de Três Lagoas havia conquistado a autorização (recomendação) do órgão competente — a CAPES — para oferecer o curso de pós-graduação stricto sensu em Letrasnível de Mestrado. Naquele momento, era o primeiro curso desta natureza e nesta área nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o terceiro em todo o Centro-Oeste, sendo o primeiro em cidade que não fosse uma capital (no caso, havia cursos de pós na área de Letras, no Centro-Oeste, àquela época, somente em Brasília e em Goiânia).
Tal conquista coroava o esforço de uma equipe de professores e de dirigentes universitários que trabalhou silenciosa e anonimamente por um objetivo que contribuiria para o aprimoramento do ensino na região, para a sistematização da pesquisa na área de Letras e Linguística na UFMS, e para a consolidação do Câmpus Universitário de Três Lagoas.
E agora, em 18 de dezembro de 2013, recebemos outra grande notícia: o Programa de Mestrado em Letras de Três Lagoas obteve a tão sonhada e difícil autorização para oferecer o curso de Doutorado em Letras. Como ocorrera à época da autorização do mesmo curso em nível de Mestrado, o Doutorado em Letras de Três Lagoas é o primeiro curso desta área do conhecimento e nível, abrangendo Estudos Linguísticos e Estudos Literários, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É,sem dúvida,um marco histórico para a vida universitária de Três Lagoas e de todo o Centro-Oeste.
Desde sua implantação, o Mestrado em Letras de Três Lagoas (PPG-Letras / UFMS) fez esforço para manter-se segundo as determinações do órgão federal responsável pela autorização e avaliação do sistema de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a CAPES. No concerto nacional, os representantes da área de Letras & Linguística, nos últimos três anos, dinamizaram as ações. Encontraram, no âmbito do PPG-Letras / UFMS, terreno propício para isso. Pois nos últimos quatros anos, aqui no PPG-Letras, a partir da prática de administração transparente e com decisões colegiadas amplamente debatidas, os docentes implantaram filosofia de seguir rigorosamente os princípios acadêmicos determinados pela CAPES, reformularam procedimentos e adequaram o quadro docente.
Eis algumas das conquistas do Programa nos últimos dois anos:
1. O PPG-Letras / UFMS implantou Doutorado Interinstitucional com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Dinter UFMS / UPM), obtendo recursos da ordem de seiscentos mil reais para capacitar professores da UFMS e de outros órgãos federais de ensino de Mato Grosso do Sul.
2. Implantou o Curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), participando da primeira turma em rede nacional, preenchendo todas as vagas oferecidas e com bolsa de mestrado para todos os acadêmicos.
3. Realizou em Três Lagoas diversos encontros regionais com pesquisadores da região do Centro-Oeste, dos quais citamos dois, ambos financiados pela CAPES: o II Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Letras do Centro-Oeste e o IV Simpósio da Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (Rede CO3).
4. Promoveu em Três Lagoas eventos de cunho internacional, com palestras de convidados de universidades do exterior, como, entre outros, da Facoltà di Lettere e Filosofia da Università degli Studi di Perugia (Itália), da Universidad Autonoma de Nuevo Leon – UANL (México), da Vrije Universiteit / ILTEC (Holanda) e da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro / UTAD (Portugal).
5. Realizou o I Simpósio Internacional de Linguística Funcional.
6. Conquistou o estrato superior de periódicos para a revista Guavira Letras, que subiu para o conceito B2.
7. Elevou o Curso de Mestrado para o conceito 4, em avaliação divulgada pela CAPES no início de dezembro de 2013.
8. Conquistou o Doutorado em Letras (Linguística e Literatura), com o primeiro processo seletivo marcado para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2014.
Informações ou dúvidas sobre o processo seletivo e de implantação do Curso de Doutorado devem ser tratadas com a profa. Kelcilene Grácia-Rodrigues, nomeada pela Reitora como coordenadora do Curso de Doutorado até que se faça a integração entre os dois Cursos, o de Mestrado, coordenado pela profa. Taísa, e o de Doutorado, que agora se implanta. Durante esta etapa de transição, o e-mail provisório do Doutorado em Letras da UFMS é < ufms.doutorado.letras@gmail.com >.
Ao compartilhamos este momento de júbilo, reconhecemos que nenhuma dessas realizações e conquistas teria sido possível sem o trabalho em equipe dos docentes que se empenharam, entre tantos afazeres, no aumento qualificado de sua produção científica, e sem os apoios da direção do Câmpus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) e da Reitoria da UFMS.
Estamos certos de que a proposta de Doutorado do PPG-Letras da UFMS de Três Lagoas soube conciliar o sonho de muitas gerações de professores de Letras da UFMS com o momento atual da instituição e da pós-graduação no Brasil. No entanto, a justa euforia da conquista não pode ofuscar a atenção e o espírito crítico diante do muito trabalho e árduo caminho que um programa de pós-graduação tem que trilhar, não só para se consolidar no sistema nacional da pós-graduação na área de Letras, mas também para se tornar referência pelas pesquisas que realiza, pela qualificada produção científica de seus Grupos de Pesquisa, pelas publicações de seus docentes e, em especial, pela qualidade dos profissionais que forma.
Como integrantes da Comissão que elaborou o Projeto de Doutorado, Doutorado cuja conquista aqui se celebra, agradecemos a todos que se envolveram nesta luta, bem como dividimos nosso prazer de dever cumprido e objetivos alcançados.

José Batista de Sales, Kelcilene Grácia-Rodrigues e Rauer Ribeiro Rodrigues são professores de Literatura e atuam na PPG Mestrado e Doutorado em Letras da UFMS.

Um comentário: