terça-feira, 3 de setembro de 2013

Contos de Luiz Vilela trabalhados em Sala de Aula, por Luciene Lemos de Campos


CONTOS DE VILELA EM SALA DE AULA

Professora: Luciene Lemos de Campos
Instituição: EE Afonso Pena - Três Lagoas, MS
Projeto desenvolvido em 2012
Colaboradoras:
Juliana Serafim Barbosa Oliveira dos Santos (Técnica STE)
Thaís Cristina Pascoal Rodrigues (Coord. de Língua Portuguesa)

Montagem com a capa do livro de Luiz Vilela
pela aluna Thaís Viana dos Reis

Relato da atividade, pela profa. Luciene:

Ao trabalhar com leitura e literatura, tenho sempre em vista ao menos estes dois princípios pedagógicos:
1.  Quando os estudantes dispõem da companhia de colegas de classe, pais e professores que têm o hábito ou são instigados a ler, conseguimos a adesão mais facilmente até mesmo dos tímidos e arredios para tentar ler e escrever autonomamente; 
2.  Desse modo, os alunos passam a confiar no grupo e compartilhar informações, registros de leitura e também a trocar entre si livros e demais textos.
Com o conto “A cabeça”, de Luiz Vilela, foi assim que ocorreu: o livro estava entre as obras disponibilizadas no “Carrinho de Leitura”, que circula às sextas-feiras no pavilhão do Ensino Fundamental. Uma aluna o escolheu e disse que achara “o título e a capa diferentes”.

Na semana seguinte, ela comentou com uma colega sobre o conto com o qual trabalharia e passou o livro a esta. Outra aluna (surda), na semana seguinte, comunicou que também havia escolhido o mesmo conto do Vilela. Isso, de certo modo, instigou a intérprete de Libras a lê-lo também. Assim, o conto foi “ganhando a garotada” e os alunos entraram em contato, pela primeira vez, com parte da obra desse contista mineiro.

Nesse projeto, além do conto que deu origem às adaptações, produzimos textos de diferentes gêneros, a partir de outras duas narrativas de Luiz Vilela, igualmente escolhidas pelos alunos: “Lembrança” e “Ninguém”.

Montagem e escolha de personagens do conto
“A cabeça”, em sala de aula

Concluídas as etapas previstas, os alunos tiveram a oportunidade de contar como fizeram as tarefas individuais propostas, falaram sobre as dificuldades encontradas quanto à escrita e organização dos próprios textos e os motivos que os levaram a compartilhar as leituras.
Algumas dessas ponderações foram: “porque achei engraçado e triste”; “porque entendi o que ele quis dizer de verdade nessa história”; “porque conta uma coisa atual”; “porque tá bem escrito”; “...é legal, só isso!”.
Para registro, fotografamos alguns dos momentos realizados em sala; a coordenadora de área, outras vezes, fotografou a turma durante etapas do projeto em que usaram recursos tecnológicos.

PROJETO:
Leitura de contos e adaptação em HQ
Luciene Lemos de Campos
Professora da SED / MS

Essa atividade desenvolve a escrita, o sentido de coerência pela associação da imagem (cena) com o diálogo, a coordenação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela produção textual, além da integração entre professor-aluno e aluno-aluno.

Sequência didática:

Objetivos
1.   criar espaço interdisciplinar para discussão e reflexão sobre a leitura, interpretação e produção de HQ; 
2.   incentivar a produção individual e o relato de experiências entre os participantes; 
3.    estimular formação de grupos de leitura e utilização dos recursos tecnológicos para leitura e correção de textos; 
4.   suprir deficiências quanto à leitura, interpretação e produção textuais. 
5.   comparar diferentes versões de um conto, relacionando os diversos sentidos produzidos pelos recursos de linguagem.

Conteúdos:
·         Leitura
·         Produção de texto
·         Ano: 7º
·         Tempo estimado: 18 aulas

·         Material necessário:
1.   Livros diversos de contos e/ou contos avulsos;
2.   Revistas em quadrinhos diversas;
3.   Folhas em branco;
4.   Lápis e canetas de diversas cores.

Desenvolvimento:

1 º Momento: Ao longo do bimestre, explore com os alunos contos diversos, para que eles conheçam características e recursos desse gênero; faça revisão (6º ano) sobre HQ e os principais fundamentos para a criação dessas histórias, detalhando o emprego conjunto de diferentes linguagens nesses textos.

Seleção de livros no Carrinho de Leitura em sala de aula

2º Momento: Distribua cópias de contos de autores diversos (ou contos de um único autor) para cada estudante. Realize uma leitura compartilhada de uma das narrativas e ajude a turma a identificar os recursos utilizados pelo autor que faz cada conto diferente das outras narrativas lidas.

3º Momento: Convide os alunos a escrever suas próprias versões para o conto, alterando o que desejarem. Pode ser a forma de organizar a história, por exemplo.

 
Luciene, à direita, com Thaís e Juliana, colaboradoras no projeto


4º Momento: Peça que os estudantes apresentem aos colegas as alterações realizadas no conto lido. Este é o momento oportuno para lhes explicar a importância das marcas de autoria no texto.

5º Momento: Escolhida a tipologia, agrupe-os por afinidade quanto ao tipo de texto escolhido. Sugira a consulta de textos de referência e busque com os discentes os indicativos de apresentação de personagens. É possível, por exemplo, montar a história em quadrinhos em que os estudantes não criarão diálogos, mas deverão escolher ao longo do conto lido falas compatíveis com o desenho ou imagem das personagens a serem contempladas no texto deles.

6º Momento: É hora da revisão. Oriente os grupos e observe como cada um deles trabalha com a apresentação das personagens do conto apresentado para a atividade.

7º Momento: Recolha os textos e analise cada uma das produções, observando suas especificidades. Em uma folha à parte, anote aspectos que precisam ser revistos pelo aluno.

8º Momento: Devolva o material aos alunos e solicite que façam a revisão. Para ajudar, escolha uma produção para ser discutida coletivamente. Use os recursos tecnológicos, data-show e computadores, a fim de que todos possam opinar quanto ao que deverá ser ajustado. Nas situações conflitantes, proponha a consulta ao conto de referência, para que percebam como o autor utilizou os recursos.


Avaliação:
Observe os avanços nos procedimentos de leitura, comparação de informações, estabelecimento de relações, síntese de ideias, articulação dos acontecimentos da narrativa em uma sequência temporal, expressões, recursos, imagens, desenhos e recursos gráficos (como a pontuação), utilizados na versão apresentada pelo aluno.


Resultados:

Parte dos resultados obtidos quanto às narrativas de Luiz Vilela estão no relato que antecede a exposição do Projeto. Para mais detalhes sobre o projeto, contatar a professora Luciene Lemos de Campos na Escola Estadual Afonso Pena ou na Escola Estadual Dom Aquino, em Três Lagoas – MS, ou pelo e-mail: lucienelemos10@yahoo.com.br.

Informação bibliográfica no item "Projetos" da aba Sala de Aula;
para baixar o projeto, clique aqui.

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