terça-feira, 9 de abril de 2013

Erotismo, repressão sexual e espaço escolar: Janaína defende dissertação sobre contos de Luiz Vilela


No dia 3 de abril, às 14h30min, na sala do segundo ano de Letras da UFMS, Campus 1 de Três Lagoas, aconteceu a Banca de Defesa de Mestrado de Janaína Paula Malvezzi Torraca da Silva. Com o título “Eros e civilização em Luiz Vilela: a repressão sexual em contos no ambiente escolar”, a mestranda defendeu, em sessão pública, sua dissertação, sendo presidente da Banca o orientador do trabalho, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN / UFMS), coordenador do GPLV, e arguidoras as Profas. Dras. Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG), adjunta da área de Letras e Linguística na CAPES, e Eliana da Mota Bordin de Sales (CPar / UFMS), diretora do Câmpus de Paranaíba da UFMS. 
Janaína estuda quatro contos de Vilela ─  “Triste”, “Com os seus próprios olhos”, “Depois da aula” e “Meus anjos” ─  a partir do recorte entre erotismo, repressão sexual e ambiente escolar. O referencial teórico tem por embasamento proposições de Freud, tal como retomadas filosoficamente por Herbert Marcuse, relidas em nossos dias por Garcia-Roza, e retomadas por Marilena Chauí para tratar da repressão sexual; para descrever o espaço literário nos contos de Vilela o trabalho se vale das proposições de Gaston Bachelard, e para definir sexo, amor e erotismo se vale do pensamento de Octavio Paz.
A pesquisa mostra que a visão de Luiz Vilela sobre sexo e erotismo está profundamente marcada pela repressão sexual constituída a partir do cristianismo, em especial aquela desenvolvida no seio da religião católica, mas percebe que há um jogo ambíguo em que todas as personagens são simultaneamente vítimas e agentes.
Janaína integra o Grupo de Estudos Luiz Vilela, criado para reunir a fortuna crítica do escritor e incrementar estudos sobre sua obra. Sua dissertação, em breve, será disponibilizada para acesso aqui no Blog.
Ainda na quarta-feira, à noite, a prof.ª Sandra Regina Goulart Almeida proferiu, no Anfiteatro do Câmpus 1 da UFMS de Três Lagoas, a palestra“Cartografias contemporâneas do espaço literário”.
Para mais detalhes sobre a Pesquisa de Janaína, clique aqui.
Veja, abaixo, fotos da Banca.







Um comentário: