terça-feira, 20 de março de 2012

Creio que é o melhor contista brasileiro vivo...

Contista premiado: Luiz Vilela - Vida e Obra


2012-03-19 15:07, in:
http://trocandoemletras.webnode.com.br/news/contista-premiado-luiz-vilela-vida-e-obra/ (Colégio Objetivo - SJC, São José dos Campos, Aquarius e Centro - professores Ivan e César)

Gente, autor recomendadíssimo, na atualidade creio que é o melhor contista vivo brasileiro. Descobri por acaso, fuçando um sebo de São Paulo; um autor prefaciado por Antonio Candido não poderia ser ruim. Comprei o livro Lindas pernas na hora, sem pensar muito. Maravilhoso. O livro rodou e rodou pelas mãos de vários amigos e fui revê-lo somente três anos depois, para minha sorte.

Ivan


Luiz Vilela - Vida e Obra

Nasceu em Ituiutaba, MG, em  1942. Filósofo, romancista e contista. Estreou na literatura aos 24 anos, com o livro de contos Tremor de terra, pelo qual recebeu o Prêmio Nacional de Ficção em Brasília. Participou de vários projetos literários como A Revista e a Página dos Novos, editada pelo jornal Estado de Minas. Foi, também, premiado no I e II Concurso Nacional de Contos, do Paraná. Seus contos, romances e novelas já foram traduzidos em vários países, como Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Suécia, Polônia, República Tcheca, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela, Cuba e México. Alguns de seus livros: Tremor de terra (1967),  O fim de tudo (1973), livro de contos com o qual ganhou o Prêmio Jabuti, Lindas pernas (1979),  Entre amigos (1983), Os melhores contos de Luiz Vilela (1988), Te amo sobre todas as coisas (1994), Boa de garfo e outros contos (2000), Histórias de família (2001), A cabeça (2002)Bóris e Dóris (2006). Seu lançamento mais recente é o romance Perdição (2011). É considerado um dos melhores contistas brasileiros da atualidade. Depois de residir alguns anos em Belo Horizonte e por períodos mais curtos em São Paulo, em Iowa City (EUA) e em Barcelona (Espanha), retornou para Ituiutaba, onde vive atualmente.

Alguns contos do autor podem ser lidos aqui.

Leia mais: http://trocandoemletras.webnode.com.br/news/contista-premiado-luiz-vilela-vida-e-obra/


Observação do GPLV: Atualizamos as informações biográficas. Quanto a Antonio Candido, ele não prefaciou nenhum livro de Luiz Vilela. Em entrevista a um jornal, após participar, em 1969, da Comissão Julgadora do II Concurso de Contos do Paraná, no qual Luiz Vilela foi um dos premiados, Candido comentou: "A sua força está no diálogo e, também, na absoluta pureza de sua linguagem". Veja detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário