sábado, 21 de janeiro de 2012

Torero, e os "Contos eróticos" de Luiz Vilela

José Roberto Torero, em http://blogdotorero.blog.uol.com.br/.

08/09/2010

Contos eróticos

Eu não gosto muito de livros de contos. Geralmente eles não são feitos para formar um livro, algo com unidade, de modo que há muitos que são um samba do crioulo doido, com cada conto apontando numa direção e não levando a lugar nenhum.
Não é o caso de “Contos Eróticos”, de Luiz Vilela.
Ele tem uma unidade de tema e de estilo que faz com que o livro seja realmente um livro, uma obra orgânica.
E os contos são muito bons (a não ser que você espere encontrar descrições de grandes orgias). Eles mostram cenas em que o sexo é o assunto principal, e isso é tratado com sutileza, boas surpresas e ótimos diálogos.
Há, por exemplo, a confissão de um jovem em que percebemos que o padre é que está pecando ao querer ouvir cada detalhe, um flerte entre dois primos que se reencontram já maduros, um tio safado que recebe a sobrinha no hospital, a briga de um casal que termina em sexo, um garoto que vê uma moça tomando banho etc...
Climas, cenas e histórias muito boas.
Luiz Vilela não é um inovador, mas um escritor com grande domínio da técnica do romance. Eu o colocaria entre os cinco bambambãs no gênero na literatura nacional.
Mas, estranhamente, ele é pouco badalado.
E acho que sei o motivo: ele não é um bom personagem.
Atualmente, para que um escritor seja interessante para a imprensa, ele é que tem que ser interessante, não o livro.
Como a maioria dos textos sobre literatura passou a ser feita por jornalistas e não mais por críticos, e como os jornalistas naturalmente buscam contar uma história, a vida dos escritores cresceu em importância, em detrimento da sua obra.
Nisso, Luiz Vilela sai perdendo, porque não tem uma vida especialmente interessante. Ele mora numa cidade média no interior de Minas (um sítio isolado seria muito mais charmoso), não é nem um octogenário nem um jovem em seu primeiro livro, não é uma bela mulher, o que ajudaria muito, não tem uma profissão curiosa (como compositor ou apresentador), não se diz mago, não é um agitador cultural nem é do tipo internético que tem twitter, facebook, orkut, blog e afins. A única coisa que ele faz é escrever bem.
E isso, hoje em dia, parece ser pouco.
Por Torero às 09h39
UOL Blog - Comentários
Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.

[Cláudia] [São Paulo, SP] 
Adorei o comentário, é muito pertinente. Especialmente quando se vê autores sendo badalados pelo que são e representam e não por aquilo que escrevem. Isso me deixa mais tranquila, penso que ainda posso ter uma chance! Abraços.

12/09/2010 12:57

[Sonia Neves] [Osasco, SP] 
Torero, que lindo texto sobre o Luiz Vilela! Deu vontade de ler os contos. Vou comprar. Ahh, no gênero, eu também sou fã do Dalton Trevisan e da Clarice Lispector. Abraço alvinegro praiano meio "tristinho". Tô de ressaca hoje depois de ter ido ontem ao Pacaembu.

10/09/2010 16:53

[Thiago Esteves Nogueira] [São Paulo, SP, Br] 
Tomara que caia no vestibular do ano que vem. Entra Contos eróticos e sai Iracema, vaiada pelo estádio com mais de 1 milhão de vestibulandos...

09/09/2010 04:26

[Thamyres] 
Infelizmente temos que concordar que ser "apenas um excelente escritor" é pouco nos dias de hoje pra ser "de sucesso", isso acaba privando a maioria ter acesso à boa leitura. Contamos com sua ajuda para propagar bons escritores...

08/09/2010 22:55

[Rodrigo] [RJ] 
talvez se o Vilela participasse de algum reality show... Boa dica de leitura Torero, e está corretíssimo sobre esse impasse entre escritor e obra no Brasil. O estranho é que alguns desses escritores badalados mais por suas vidas que suas obras, reclamam exatamente disso, de que as pessoas sempre esperam ver suas vidas nos livros, e nem sempre acontece. Não sei se isso ocorre só no Brasil, mas certamente para um país em que se lê pouco, o impacto dessa cultura é gigante. Procurarei o "Contos eróticos". abraços, Rodrigo.

08/09/2010 18:51

[Davi Kikuchi] [São Paulo] 
Você não gosta muito de livros de contos? Não dá para fingir que são na verdade conjuntos de minilivrinhos, que só foram reunidos para o preço ficar mais em conta? ;-)

08/09/2010 18:38

RESPOSTA:
Acho que eu gostaria mais dos minilivrinhos.

[paulo hideto honda] [São José dos Campos,São Paulo,Brasil] 
Concordo plenamente,pois a obra tem que ser mais valorizada.

08/09/2010 17:35

[Danilo Otoni] [BH - MG] 
Luiz Vilela é realmente muito bom. Lembro quando passei no vestibular da UFMG e tinha uma obra dele para ser lida. Fiz questão de ouvir uma de suas entrevistas atentamente para poder "tirar proveito" na prova. Mas na primeira resposta de Vilela, percebi ali estava bem mais que um escritor. Ele foi logo respondendo: -Se eu tivesse que responder uma dessas perguntas que são feitas de meu livro, erraria todas! Genial!

08/09/2010 17:31

[Luis] [São Caetano do Sul] 
Colocações perfeitas, Torero. O que importa, nos dias de hoje, para um escritor ter sucesso na mídia, é tudo, menos a sua obra, infelizmente...

08/09/2010 17:29

[DanielQ] 
Sabe que eu li faz pouco tempo um ótimo livro de contos, que não foram feitos para formar um livro mas acabaram formando? Pois é, estou falando de "Zé Cabala e Outros Filósofos do Futebol"...

08/09/2010 17:23

[junior] 
Parabéns Torero !! incentivar a literatura em nosso país é raro.já lhe fiz críticas ácidas,e sei que ser crítico é muito fácil e cômodo,o correto seria cooperar primeiro e criticar depois,mas como não posso cooperar com você,pelo menos posso te elogiar e pedir que faça sempre isso no seu blog.

08/09/2010 16:12

[Andre Araujo] 
Tenho um pouco de pé atrás com a sua afirmação sobre livro de contos, sabe... Acho gostoso ler contos, independentemente de vir em uma salada de situações distintas. Porém, gosto muito mais de livros de contos que apresentem essa unidade. Tem por exemplo o Sérgio Rodrigues, com "O homem que matou o escritor" que eu recomendo... e que acabo de descobrir que vc tb recomenda na contracapa do livro... ok, vc venceu de novo. Mas me tire uma duvida: Se Luiz Vilela é um dos 5 grandes nomes nacionais... vc poderia indicar outros 3, já que um deles eu ja conheço?

08/09/2010 13:38

RESPOSTA:
Gosto também do Dalton Trevisan e do Verissimo.

[Eduardo Batista] [Diadema - SP] 
E qual personagem o Torero seria? Um esportista (corre e nada [nada do verbo nadar]), um torcedor de futebol ou outra personagem? abraço, DUDA.

08/09/2010 12:38

RESPOSTA:
Um cronista de futebol, o que não dá muito status no mundo literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário