"A experiência humana é irredutível a fórmulas, não pode
ser constrangida à unicidade – a trajetória do homem na terra somente pode ser
descrita pela palavra poética, polissêmica, da arte". Rauer, "Faces
do conto de Luiz Vilela", Tese de Doutorado, UNESP, 2006, p. 300.
RESUMO: Este trabalho compara dois momentos da contística de
Luiz Vilela. Para depreender um conceito de literariedade, expõe a fortuna
crítica do ficcionista. De depoimentos e entrevistas do escritor, configura a
sua ars poetica. Apresenta e desenvolve os conceitos de narrador-ausente e
autor-explícito. Essas formulações decorrem da descoberta de que certa voz
extradiegética se faz presente na trama ficcional dos contos. O trabalho mostra
de que forma tal voz se entremeia ao discurso narrativo, e o significado dessa
opção estética, em particular nos contos de enunciador não figurativizado, o
narrador-ausente. Para mostrar a emersão do autor, o trabalho estuda o riso
literário, estabelecendo uma semiose que deriva das gradações discursivas entre
riso de acolhida e riso de exclusão, e, tendo por referencial a semiótica
greimasiana, analisa procedimentos textuais e mecanismos enunciativos. O corpus
é composto por doze contos. A hipótese que norteia a pesquisa é de que a
fratura que presentifica o autor-explícito constrói a literariedade e o sentido
ideológico da ficção de Luiz Vilela.
PALAVRAS-CHAVE: Comparativismo; Intertextualidade;
Narrador-ausente / Autor-explícito; Recepção / Literariedade; Riso; Semiótica.
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Domínio Público:
Blog do GPLV - Grupo de Pesquisa Literatura e Vida:
<http://gpluizvilela.blogspot.com/>, na aba
Fortuna Crítica;
ABSTRACT: This work compares two moments of the short stories
written by Luiz Vilela. In order to understand a concept of literarity, it
exposes the critique of this fiction writer. Based on the writer’s speech and
interviews, it configures his ars poetica. It presents and develops the
concepts of absent-narrator and explicit-author. These formulations come from
the discovering that a certain extradiegetic voice is present in the fictional
plot of the short stories. The work shows in what way this voice is inserted in
the narrative discourse, and the meaning of this aesthetic option, particularly
in the short stories of a non-figurative enunciator, the absent-narrator. With
the purpose of showing the author’s emersion, the work studies the literary
laugh, establishing a semiosis that is originated from the discoursive
gradations between welcoming laugh and exclusion laugh, and, having as a
reference the Greimasian Semiotics, it analyses the textual procedures and the
enunciative mechanisms. The corpus is composed of twelve short stories. The
hypothesis that guides the research is that the fracture which denotes the
explicit-author constructs the literarity and the ideological meaning of the
fiction by Luiz Vilela.
KEYWORDS: Comparativism; Intertextuality; Absent-narrator /
Explicit-author; Reception / Literarity; Laugh; Semiotics.
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