quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Faces do conto de Luiz Vilela - baixe com um clique

"A experiência humana é irredutível a fórmulas, não pode ser constrangida à unicidade – a trajetória do homem na terra somente pode ser descrita pela palavra poética, polissêmica, da arte". Rauer, "Faces do conto de Luiz Vilela", Tese de Doutorado, UNESP, 2006, p. 300.

RESUMO: Este trabalho compara dois momentos da contística de Luiz Vilela. Para depreender um conceito de literariedade, expõe a fortuna crítica do ficcionista. De depoimentos e entrevistas do escritor, configura a sua ars poetica. Apresenta e desenvolve os conceitos de narrador-ausente e autor-explícito. Essas formulações decorrem da descoberta de que certa voz extradiegética se faz presente na trama ficcional dos contos. O trabalho mostra de que forma tal voz se entremeia ao discurso narrativo, e o significado dessa opção estética, em particular nos contos de enunciador não figurativizado, o narrador-ausente. Para mostrar a emersão do autor, o trabalho estuda o riso literário, estabelecendo uma semiose que deriva das gradações discursivas entre riso de acolhida e riso de exclusão, e, tendo por referencial a semiótica greimasiana, analisa procedimentos textuais e mecanismos enunciativos. O corpus é composto por doze contos. A hipótese que norteia a pesquisa é de que a fratura que presentifica o autor-explícito constrói a literariedade e o sentido ideológico da ficção de Luiz Vilela.

PALAVRAS-CHAVE: Comparativismo; Intertextualidade; Narrador-ausente / Autor-explícito; Recepção / Literariedade; Riso; Semiótica.

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Blog do GPLV - Grupo de Pesquisa Literatura e Vida: 
<http://gpluizvilela.blogspot.com/>, na aba Fortuna Crítica;


ABSTRACT: This work compares two moments of the short stories written by Luiz Vilela. In order to understand a concept of literarity, it exposes the critique of this fiction writer. Based on the writer’s speech and interviews, it configures his ars poetica. It presents and develops the concepts of absent-narrator and explicit-author. These formulations come from the discovering that a certain extradiegetic voice is present in the fictional plot of the short stories. The work shows in what way this voice is inserted in the narrative discourse, and the meaning of this aesthetic option, particularly in the short stories of a non-figurative enunciator, the absent-narrator. With the purpose of showing the author’s emersion, the work studies the literary laugh, establishing a semiosis that is originated from the discoursive gradations between welcoming laugh and exclusion laugh, and, having as a reference the Greimasian Semiotics, it analyses the textual procedures and the enunciative mechanisms. The corpus is composed of twelve short stories. The hypothesis that guides the research is that the fracture which denotes the explicit-author constructs the literarity and the ideological meaning of the fiction by Luiz Vilela.

KEYWORDS: Comparativism; Intertextuality; Absent-narrator / Explicit-author; Reception / Literarity; Laugh; Semiotics.

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