sábado, 3 de março de 2018

Yvonélio Nery Ferreira lança livro sobre a obra de Luiz Vilela



Yvonélio Nery Ferreira, professor da Universidade Federal do Acre, lança livro, O Silêncio Incessante em Narrativas de Luiz Vilela, sobre a obra do escritor mineiro. Em conjunto com a Editora Appris, convida a todos para o lançamento que acontece na próxima  quarta (07-03), às 20h, no Piso Superior da Biblioteca da UFAC.   


Obra de fôlego sobre a ficção de Luiz Vilela, trata-se de uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer melhor a produção do autor. Segue comentário da Prof.ª Dr.ª Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Magalhães Bambirra (UFAC) sobre o livro de Yvonélio Ferreira:

Ler O silêncio incessante em narrativas de Luiz Vilela, além de ser uma oportunidade de viajar pelos ditos e não ditos do silêncio, também se constitui numa forma de conhecer a produção (contos, romances e novelas) e os dados relevantes da vida de Luiz Vilela, mesmo para aqueles que ainda não tiveram um contato mais íntimo com a narrativa do escritor mineiro. Isso só é possível porque Yvonélio conseguiu apreender a essência das criações literárias de Vilela, não apenas a partir daquilo que ecoa das palavras, mas também dos seus diversos silêncios. Assim, quem imagina que não há nada a dizer do silêncio será surpreendido pelos tantos silêncios detectados e expressos a partir das análises cativantes de Yvonélio, pois à medida que a leitura avança, o leitor, seguindo percursos dialógicos da modernidade, é apresentado ao silêncio amoroso, é levado a transitar entre o silêncio político e a política de silenciamento e, ademais, vai se emocionar com os silêncios da velhice, esses de que muitos falam, imbricados aos ecos da memória.


Yvonélio, questionado pelo GPLV:

GPLV: Por que estudar literatura nos rincões da fronteira Oeste e no meio da selva amazônica?

Yvonélio: Acho que estudar literatura independe do lugar, não gosto muito de delimitações quanto a local ou de denominações que limitem a literatura e seus estudos. No momento estudo literatura aqui, por estar aqui.


GPLV: Por que estudar Luiz Vilela?

Yvonélio: Acredito que entre os vários motivos que me levam a estudar Luiz Vilela, há mais de 10 anos, está o fato de suas obras me causarem profundas inquietações existenciais, levando a certos questionamentos acerca do humano em si.

Lançamento:
Data: 07/03/2018 – 20h
Local: Universidade Federal do Acre – CZS
Piso superior da biblioteca


Nenhum comentário:

Postar um comentário