quinta-feira, 30 de julho de 2015

Yvonélio defende tese sobre Luiz Vilela

O pesquisador Yvonélio Nery Ferreira, da UFAC - Universidade Federal do Acre, defendeu na última segunda-feira, dia 27, na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação da Profa. Dra. Tania Regina Oliveira Ramos, a tese Percursos do silêncio: as narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio estuda a obra de Vilela desde a especialização na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, com a monografia A tentativa de apagamento da identidade das personagens dos contos de Tremor de terra, orientada pelo Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes. Também na UFU fez o mestrado, elaborando a dissertação Humanismo e ironia nos contos de Luiz Vilela (aqui), defendida em 2008 sob orientação da Profa. Dra. Maria Ivonete Santos Silva.
Além da orientadora, Profa. Tania Ramos, a banca de doutorado – conforme informado pelo doutorando – foi composta pelos Profs. Drs. Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira (UFSC), Gizelle Kaminski Corso (IFSC - Florianópolis), Claudio Celso Alano da Cruz (UFSC), José Carlos Mariano do Carmo (FATEC - Florianópolis), Zilma Gesser Nunes (UFSC) e Helena Heloísa Fava Tornquist (UFSC).
Eis o resumo da tese:

O objetivo a que me propus nesta tese foi demonstrar formas de silêncio nas narrativas de Luiz Vilela. Nesse sentido, o silêncio foi para minha leitura a matéria propulsora de sentidos e reveladora de subjetividades das personagens e dos personagens nas narrativas. Desenvolvi leituras do silêncio com base nas próprias histórias contadas, nos excessos e negações que o mundo contemporâneo impõe aos indivíduos e nos fracassos amorosos, alicerçadas em pressupostos de Mikhail Bakhtin e em teorias acerca da modernidade. Ao relacionar o silêncio e o tempo histórico percorri os caminhos da memória, destacando o silêncio político e as políticas de silenciamento até chegar às narrativas que problematizam a velhice e as mazelas que dela decorrem.

       Abaixo, algumas fotos da defesa:


Prof.ª Dr.ª Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira (UFSC), Prof.ª Dr.ª Tânia Regina Oliveira Ramos (UFSC) e orientadora, Prof.ª Dr.ª Gizelle Kaminski Corso (IFSC - Florianópolis), EU, Prof. Dr. Claudio Celso Alano da Cruz (UFSC), Prof. Dr. José Carlos Mariano do Carmo (FATEC - Florianópolis), Prof.ª Dr.ª Zilma
Gesser Nunes (UFSC), Prof.ª Dr.ª Helena Heloísa Fava Tornquist (UFSC)

Yvonélio assina a Ata da Banca de Defesa do Doutorado

Yvonélio e sua orientadora, Profa. DRa. Tania Ramos

Yvonélio com familiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário