quinta-feira, 30 de julho de 2015

Yvonélio defende tese sobre Luiz Vilela

O pesquisador Yvonélio Nery Ferreira, da UFAC - Universidade Federal do Acre, defendeu na última segunda-feira, dia 27, na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação da Profa. Dra. Tania Regina Oliveira Ramos, a tese Percursos do silêncio: as narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio estuda a obra de Vilela desde a especialização na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, com a monografia A tentativa de apagamento da identidade das personagens dos contos de Tremor de terra, orientada pelo Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes. Também na UFU fez o mestrado, elaborando a dissertação Humanismo e ironia nos contos de Luiz Vilela (aqui), defendida em 2008 sob orientação da Profa. Dra. Maria Ivonete Santos Silva.
Além da orientadora, Profa. Tania Ramos, a banca de doutorado – conforme informado pelo doutorando – foi composta pelos Profs. Drs. Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira (UFSC), Gizelle Kaminski Corso (IFSC - Florianópolis), Claudio Celso Alano da Cruz (UFSC), José Carlos Mariano do Carmo (FATEC - Florianópolis), Zilma Gesser Nunes (UFSC) e Helena Heloísa Fava Tornquist (UFSC).
Eis o resumo da tese:

O objetivo a que me propus nesta tese foi demonstrar formas de silêncio nas narrativas de Luiz Vilela. Nesse sentido, o silêncio foi para minha leitura a matéria propulsora de sentidos e reveladora de subjetividades das personagens e dos personagens nas narrativas. Desenvolvi leituras do silêncio com base nas próprias histórias contadas, nos excessos e negações que o mundo contemporâneo impõe aos indivíduos e nos fracassos amorosos, alicerçadas em pressupostos de Mikhail Bakhtin e em teorias acerca da modernidade. Ao relacionar o silêncio e o tempo histórico percorri os caminhos da memória, destacando o silêncio político e as políticas de silenciamento até chegar às narrativas que problematizam a velhice e as mazelas que dela decorrem.

       Abaixo, algumas fotos da defesa:


Prof.ª Dr.ª Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira (UFSC), Prof.ª Dr.ª Tânia Regina Oliveira Ramos (UFSC) e orientadora, Prof.ª Dr.ª Gizelle Kaminski Corso (IFSC - Florianópolis), EU, Prof. Dr. Claudio Celso Alano da Cruz (UFSC), Prof. Dr. José Carlos Mariano do Carmo (FATEC - Florianópolis), Prof.ª Dr.ª Zilma
Gesser Nunes (UFSC), Prof.ª Dr.ª Helena Heloísa Fava Tornquist (UFSC)

Yvonélio assina a Ata da Banca de Defesa do Doutorado

Yvonélio e sua orientadora, Profa. DRa. Tania Ramos

Yvonélio com familiares

segunda-feira, 27 de julho de 2015

REUNIÃO DO GPLV - CONVOCATÓRIA

GPLV – Grupo de pesquisa Luiz Vilela 
.
Convocação 



Convocamos os membros do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela para reunião no dia 08 de agosto, sábado, das 8h às 13h, no Câmpus 1 do CPTL / UFMS.

Pauta:

1. Aprovação da Pauta.

2. Grupo de Estudos:

2.1. Debate: Ensinar leitura literária é possível: o despertar através de contos de Luiz Vilela”; apresentação inicial por Angela Nubiato Lopes, Eunice Prudenciano de Souza e Karina Torres Machado. 

2.2. Debate: "Memórias de si: a subjetividade na literatura brasileira contemporânea"; apresentação inicial por Pauliane Amaral, Karina Fátima Gomes e Rauer Ribeiro Rodrigues (artigo de Pauliane e Rauer disponível em < http://www.uniandrade.br/pdf/2014_Scripta%2012_final.pdf >, p. 85-105, ou em < http://gpluizvilela.blogspot.com.br/p/fortuna-critica.html >.


3​. Planejamento do 5º Seminário de Pesquisa do GPLV.

4. Informes e Expediente.​

EUNICE PRUDENCIANO DE SOUZA
     CO-LÍDER DO GPLV​

terça-feira, 14 de julho de 2015

ATA DA REUNIÃO DO GPLV DE 4 DE JULHO DE 2015

Ata da Reunião do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, GPLV, ocorrida no dia quatro de julho de dois mil e quinze, às oito horas, na Sala do Terceiro ano de Letras, do Câmpus I de Três Lagoas da UFMS. O coordenador do GPLV, professor Rauer Ribeiro Rodrigues, abriu a reunião agradecendo aos presentes e justificou a ausência de Alcione Maria dos Santos, Angela Nubiato Lopes, Elenice de Araújo Oliveira, Eunice Prudenciano de Souza, Kelcilene Grácia Rodrigues, Pauliane Amaral e Waleska Rodrigues Matos. A pauta proposta foi aprovada, retirando-se dela a discussão sobre o 5º Seminário de Pesquisa do GPLV, por conta da justificada ausência da presidente da comissão, professora Eunice Prudenciano de Souza. 1. Informes: 1.1. Foi criado um grupo na rede social “WhatsApp”, em nome do GPLV, visando a uma melhor comunicação entre os membros, com a inclusão de vários integrantes à ferramenta já durante a reunião. 1.2. Foram informados os diversos eventos que os integrantes do GPLV participaram no primeiro semestre e as participações previstas para o segundo semestre; tais atividades serão oportunamente divulgadas pelo Blog do Grupo. 1.3. Foram informados artigos publicados por integrantes do Grupo no primeiro semestre e outros que estão no prelo para o segundo semestre; os artigos já publicados já foram incluídos na aba Fortuna Crítica do Blog. 2. Discussão: Em seguida, foi feita  por Fernanda Varela do Prado  a apresentação dos contos “Imagem”, “O buraco” e “O fantasma”, do livro Tremor de Terra, de Luiz Vilela. O enfoque teórico da apresentação foi o tema do insólito. Todos os presentes debateram os contos apresentados por Fernanda Varela do Prado, ampliando a discussão para outros contos do escritor. 3. Próxima reunião: Ficou acertado pelo grupo que o próximo encontro será no dia oito de agosto de dois mil e quinze, conforme convocação a ser feita pela liderança do GPLV. Nada havendo mais a tratar, eu, Rodrigo Andrade Pereira, redigi a presente ata, que foi assinada pelos presentes: Rodrigo Andrade Pereira, Elcione Ferreira Silva, Fernanda Varela do Prado, Lucas Borel, Lucas Rodrigues Neves, Luciene Lemos de Campos, Maria do Socorro Pereira Soares, Natália Tano Portela, Rubens de Aquino e Rauer Ribeiro Rodrigues.