sábado, 28 de abril de 2012

LUIZ VILELA: 55 ANOS DE FICÇÃO - 2


“TREMOR DE TERRA” FAZ 45 ANOS

            Há 45 anos, na noite de 20 de abril de 1967, Luiz Vilela, com 24 anos, lançava na Livraria do Estudante, em Belo Horizonte, seu primeiro livro, Tremor de Terra, de contos.
            Pouco antes de iniciar a sessão de autógrafos, ele recebeu a notícia de que o livro ganhara, em Brasília, o Prêmio Nacional de Ficção, concorrendo com 250 escritores, vários deles consagrados. O fato foi amplamente noticiado pelos jornais, e Luiz Vilela se viu, da noite para o dia, conhecido em todo o Brasil, sendo mais tarde saudado pelos críticos como a Revelação Literária do Ano.
            No dia seguinte, 21 de abril, ele viajou para a capital federal, a fim de participar da sessão de entrega dos prêmios (de ficção e de poesia), que ocorreria no dia 22, num dos salões do Hotel Nacional, no encerramento da Semana Nacional do Escritor.
            No dia 22, de Brasília, Luiz Vilela escreveu aos pais uma carta, falando do prêmio, carta que aqui reproduzimos em primeira mão. Além da carta, reproduzimos também uma foto do lançamento em Belo Horizonte, outra do escritor no saguão do Hotel Nacional no dia da entrega do prêmio, e, por fim, a capa do Tremor de Terra, na edição do autor, a que então foi lançada.






2 comentários:

  1. O Luiz Vilela é um dos meus contistas prediletos. As abordagens que faz de cenas simples da vida e, ao mesmo tempo, com cargas profundas de um olhar crítico, agudo e isento de partidarismos. Muito bom ter este espaço para tratar de um escritor do calibre de Vilela.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário. Fique sempre à vontade para comentar, criticar, sugerir, participar.

    ResponderExcluir