sábado, 21 de fevereiro de 2015

UMA DEZENA DE PESQUISAS SÃO DESENVOLVIDAS NO MOMENTO SOBRE A OBRA DE LUIZ VILELA

     Constatamos, neste início de 2015, que há ao menos dez pesquisas sobre a obra de Luiz Vilela sendo desenvolvidas nos programas de pós-graduação recomendados pela CAPES. São quatro trabalhos de mestrado, cinco de doutorado e um de pós-doutorado. Sete deles são realizados na UFMS, vinculados diretamente ao GPLV e sob orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues. Há ainda uma tese em desenvolvimento na UFSC, sob orientação da Profa. Dra. Tânia Regina Oliveira Ramos, um mestrado em andamento na Universidade Estadual de Montes Claros, sob orientação da Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio, e um outro, na Universidade Estadual de Londrina, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Santos Simon.

      Conforme a data de início, chegam ao término, neste ano, um doutoramento e três mestrados. Dos trabalhos em desenvolvimento na UFMS, há um de pós-doutoramento, quatro doutorados, um mestrado profissional (Profletras) e um mestrado acadêmico. 

     Veja abaixo a lista das pesquisas em andamento, com as informações completas de cada trabalho.

PÓS-DOUTORADO 
SOUZA, Eunice Prudenciano de. A metacrítica da recepção à obra de Luiz Vilela. Início: 2014. Tese (Pós-Doutorado em Letras / Estudos Literários) - UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Supervisor: Rauer Ribeiro Rodrigues.

TESE 
AMARAL, Pauliane. Luiz Vilela: uma biografia literária. Início: 2014. Tese (Doutorado em Letras / Estudos Literários) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.
FERREIRA, Yvonélio Nery. O silêncio como lugar da memória: Luiz Vilela. 2011. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientadora: Tânia Regina Oliveira Ramos.
GOMES, Karina Fátima. Acervo Luiz Vilela: retrato do ficcionista quando jovem. Início: 2015. Tese (Doutorado em Letras / Estudos Literários) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.
PEREIRA, Rodrigo Andrade. Acervo Luiz Vilela: a poética do escritor em depoimentos e entrevistas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Letras / Estudos Literários) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.
SILVA, Elcione Ferreira. O sagrado e o profano no romance de Luiz Vilela. Início: 2015. Tese (Doutorado em Letras / Estudos Literários) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.

DISSERTAÇÃO 
LOPES, Angela Nubiato. A obra de Luiz Vilela na formação de leitores no Ensino Fundamental. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Letras / Estudos Literários) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.
MACHADO, Karina Torres. Alternativas metodológicas: uma análise de práticas de ensino tendo por corpus a obra de Luiz Vilela. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional / PROFLETRAS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rauer Ribeiro Rodrigues.
SILVA, Thiago Fagundes. No reino das incompreensões: Figurações da inadequação do homem contemporâneo nos contos de Luiz Vilela. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras / Estudos Literários). Universidade Estadual de Montes Claros -  UNIMONTES. Orientadora: Rita de Cássia Silva Dionísio.
TORRE, Felipe Santos de. A animalidade e a condição humana: aspectos zooliterários na obra contística de Luiz Vilela. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Londrina, UEL. Orientador: Luiz Carlos Santos Simon.


Para ver ampla lista da recepção à obra de Luiz Vilela, clique na aba "Fortuna Crítica" ou aqui

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Amor e outros contos, por Catharina Mattavelli

Resenha: Amor e Outros Contos - Luiz Vilela

17 de fevereiro de 2015 

http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-amor-e-outros-contos-luiz-vilela.html

17 fevereiro 2015

Sinopse:
Uma briga de namorados, a redescoberta das brincadeiras da infância e a perplexidade diante da morte são algumas das situações apresentadas por Luiz Vilela nestes contos. Ao lê--los, é possível que você se identifique com alguns dos personagens, com o que eles dizem e com o que eles fazem. Mesmo que isso não aconteça, suas histórias o deixarão, com certeza, profundamente emocionados.


Amor e Outros Contos é um livrinho rápido e muuuito bem editado pela Edelbra, onde são reunidos oito contos do autor Luiz Vilela, bem diferentes uns dos outros, por sinal.
O primeiro conto me atraiu muito para o resto da leitura. Se chama Amor e é bem curtinho mesmo, apenas uma pequena situação que se passa com um casal e que é impossível de não se identificar. Outra coisa que me atraiu muito para a leitura foi essa capa maravilhosa, gente, que capa linda, eu adorei, simples e chamativa ao mesmo tempo.
A edição por dentro também está muito linda e bem feita, como sempre, eu ainda me impressiono com os livros da Edelbra, todos são feitos com muito capricho.
É muito raro eu ler e não gostar de um livro dessa Editora e dessa vez, quase aconteceu, foram um ou dois contos que gostei, para mim, dessa vez não desceu a leitura, não sei explicar bem porque, mas foi um livro que apesar de fininho, a maioria foi bem arrastado e eu parava para voltar depois e tentar de novo.
Imagino que a escrita do autor não tenha sido muito atraente para mim ou talvez porque criei uma expectativa gigantesca com esse livro, imaginei que seria maravilhoso e não foi bem assim, mesmo assim, quem sabe num futuro próximo tentarei novamente a leitura e outros livros do autor.
 Meu nome é Catharina, tenho 17 anos, moro em São Paulo - SP. Trabalho atualmente na Livraria Cultura como Menor Aprendiz 
                                                                                                                                                                                                                        MARCADORES:                                                                                                                           http://realityofbooks.blogspot.com.br/p/blogueira.html

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Resenha de Você Verá, por Ângela Guidi

{Resenha} Você Verá - Luiz Vilela
Postado por 
Hoje tem resenha para quem vai prestar o vestibular 2015 da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) ou para quem apenas gosta de contos. 

Você Verá é uma das obras literárias que foram pedidas na UEMG e, como vou prestar também, resolvi fazer uma resenha do livro.

O livro é composto por 11 contos bem curtos. As 126 páginas são quase uma enganação, pois as páginas são grossas e as letras são grandes.



"Zoiuda" -> Esse primeiro conto apresenta uma lagartixa como uma personagem marcante. Seu papel é fazer companhia à um solitário professor de português. A vida desse professor é bem monótona, tanto no colégio quanto nos bares e quando a lagartixa some e aparece de novo, ele admite, mesmo relutante, que sem a presença dela "aquele apartamento ficara um pouco mais vazio". (p.11)


"Era aqui" -> Um homem vai à sua cidade natal com a namorada e mostra o lugar que há muito havia um campinho de futebol no qual jogava na infância. É sobre promessas mentirosas dos políticos da época e a saudade de seu tempo de criança. Um sabiá que canta também o faz lembrar de antigamente e o leva a fazer uma declaração de amor à sua namorada.

"O que cada um disse" -> Aqui, vemos uma perspectiva diferente de cada pessoa sobre o que um sujeito, aparentemente do bem, poderia ter feito. Uma senhora (bom, pelo menos, dá a impressão de ser) chega a comparar os humanos com florestas: "... você olha de fora, e a floresta é aquela maravilha; mas você entra, e lá dentro você dá com onças, cobras, escorpiões...". (p.20)

"Céu estrelado" -> O homem volta de carro para a sua cidade na noite da virada do ano e, como "propósitos de Ano-Novo", ele decide não correr. Isso faz com que a sua mulher ridícula, com quem ele conversa pelo celular, fique desesperada achando que ele vai chegar atrasado na sua casa cheia de pessoas que ele não quer ver. Ele encontra um tatu na estrada e o trata de uma maneira que nenhuma outra pessoa trataria o bichinho. Esse conto mostra muito das angústias do ser humano.

"Todos os anjos" -> Esse é o mais criativo, em relação à imaginação das crianças. É a conversa entre pai e filho, onde o filho acaba de sair da sua aula de catecismo. A história gira entorno da existência de anjos que o pai chega a compará-los com pássaros, minhocas e cobras voadoras, na época em que todos os bichos falavam. "... minhoca só falava na língua delas: o minhoquês." (p.42)

"O Bem" -> O conto mais longo do livro. Um advogado bem sucedido narra os acontecimentos de um desentupidor de privadas, chamado Bem, com quem começa a ter amizade. Aqui temos o conhecimento da crueldade humana, onde o narrador acaba tendo prazer em ouvir, pelo telefone, as desgraças que vêm a calhar sobre o pobre coitado. Mais desventuras acontecem quando o gato quebra um vaso de sua esposa e o cachorro de seu filho morre. Um dos melhores contos, na minha opinião.

"Quando fiz sete anos" -> O homem recorda-se de quando ganhara um presente do avó, um presente inútil, que não funcionava. Porém ficou tão feliz por ter ganhado algo de alguém que gostava tanto que até se comparou com um animal: "... fui para casa, a três quarteirões dali, voando como um alegre pássaro da manhã". (p.80)

"Corpos" -> Esse é bem mórbido, Luiz nos mostra sinais negativos da curiosidade humana: duas pessoas entram na internet para ver as fotos dos corpos estraçalhados em um acidente de avião. "Abra um porco e verás teu corpo, dizia minha avó." (p.85) dizem quando vêem um corpo de uma pessoa.

"Noite feliz" -> O conto trágico mostra história de uma mulher solitária numa noite de Natal. Ela prepara uma surpresa para seus parentes que (acha que) chamou para sua casa. Mas sente falta é do gatinho chamado Pretinho que sua família não levou. Luiz nos dá pouca informação sobre a história em si.

"Mataram o rapaz do posto" -> Aqui há um grande mal entendido sobre a morte do rapaz. Um gambá aparece na história, mas o que fede mesmo é - de novo - a crueldade do personagem que conta o que realmente aconteceu no posto.

"Você Verá" -> No conto que fecha o livro, temos um homem à espera de seu ônibus num bar de rodoviária em Brasília, no começo da capital. O senhor dono do bar se sente esperançoso em relação à cidade e ao Brasil, que diz que é "um país onde todos terão oportunidade, onde ninguém mais passará fome, ninguém mais precisará pedir esmola nas ruas" (p.108)


Achei o livro muito focado no tempo e nos animais. Todos os contos têm alguma comparação ou falando algo sobre eles. E sobre o tempo, Luiz está sempre dizendo algo que aconteceu ou que vai acontecer, que sente saudades...